Como colocar preço em um produto

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Sem dúvida, como fixar o preço de um produto é uma das questões mais confusas para os empresários de todo o mundo. Mais do que algumas pessoas questionam se realmente cobram o preço certo pelo produto ou serviço que oferecem. A maioria deles estabelece um valor sem uma análise detalhada dos benefícios do produto.

É normal, então, que a este respeito surja uma série de questões. É importante compreender que os preços são uma das chaves para consolidar o seu negócio ao longo do tempo e torná-lo rentável. O preço cria concorrência e é uma das formas pelas quais os empresários atraem clientes, e tem um impacto directo na saúde financeira do seu negócio.

Fazer uma mudança no valor dos seus produtos, por menor que seja, tem um impacto directo na saúde financeira do seu negócio. É por isso que o convidamos a ler e descobrir diferentes tipos de estratégias de preços para tornar o seu negócio tão rentável como você sempre quis que fosse.

Índice

Tipos de estratégias de preços

De acordo com o valor que você traz para o cliente

Como diz o seu título, esta estratégia procura definir preços de acordo com o valor que você traz aos seus clientes. Isto pode parecer algo difícil de qualificar; no entanto, temos de compreender que uma coisa é o valor que atribuímos ao produto e outra é o valor que o cliente lhe dá. Este último é normalmente superior ao preço real, embora por vezes não corresponda ao preço real que está a ser cobrado. É por isso que é uma vantagem poder estabelecer preços dependendo do tipo de cliente.

Também pode ler  Lealdade do Cliente

É muito importante, desta forma, conhecer o mercado em que operamos. Só assim, o nosso produto trará o máximo valor aos clientes, tudo dentro das margens de preço estabelecidas pela viabilidade e rentabilidade da empresa.

De acordo com os custos da empresa

Uma das abordagens mais comuns utilizadas por diferentes empresas na fixação de preços é analisar a situação da empresa para determinar as margens de lucro a serem alcançadas. Dependendo dos custos fixos e variáveis, uma porcentagem é aplicada ao preço dos produtos ou serviços oferecidos.

Embora tenhamos de ter em conta que esta estratégia envolve uma dificuldade, e que não tem em conta, ou não tem necessariamente em conta, o consumidor final ou a concorrência. Neste sentido, apenas se debruçará sobre a viabilidade do projecto. Por este motivo, devemos ter o cuidado de pesar todos os aspectos chave antes de tomar uma decisão.

De acordo com a concorrência

Uma das estratégias de preços mais utilizadas é a de focar na concorrência. A este respeito, tudo depende da estratégia que se pretende adoptar, e os resultados dependerão dela. Por exemplo, fixar preços inferiores aos da sua concorrência é uma forma de penetrar no mercado de uma forma enérgica, o que muitas vezes é feito por novas empresas que querem alcançar uma boa quota de mercado.

Por outro lado, você pode escolher combinar preços; isso geralmente é feito para evitar perdas e porque os clientes estão acostumados a um certo valor e baixar ou aumentar os preços pode ser prejudicial para o negócio. Finalmente, algumas empresas estabelecem preços superiores à concorrência para que o produto seja percebido como sendo de maior qualidade e para ganhar uma certa quota de mercado.

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