A comunicação bidirecional com os clientes é uma das ações mais importantes na gestão de qualquer negócio on-line. Ter diferentes canais de comunicação é a chave para alcançar a proximidade e fortalecer a ligação com os utilizadores que visitam a sua página e com os seus clientes mais fiéis.
Isto é precisamente o que se chama gestão multicanal ou estratégia multicanal, estabelecendo contactos e relações de longo prazo com os utilizadores da empresa ou potenciais clientes para aumentar as vendas e encorajar a expansão dos negócios.
Neste artigo você vai aprender o que é uma estratégia multicanal e como implementá-la na gestão da sua empresa.
O que é ser multicanal?
A gestão multicanal refere-se à comunicação com os clientes através de vários canais de interacção. Se você só usa seu website para se comunicar com seus consumidores ou clientes potenciais, você corre o risco de perder usuários potenciais que podem preferir outros canais de comunicação.
Embora os principais canais de comunicação sejam o telefone, o e-mail e o website da empresa, actualmente as grandes empresas espanholas utilizam pelo menos seis canais para comunicar com os seus clientes.
Cliente Multicanal
A era da comunicação digital transformou significativamente o cliente tradicional. Atualmente, existem muitos canais de interação que os agentes comerciais têm que mostrar seus produtos e estabelecer contato com os consumidores.
Telefone, fax, e-mail, web, chat, aplicações móveis, navegação conjunta, redes sociais, chamadas de vídeo, Whatsapp e muitas outras ferramentas, são formas de interacção para a venda de diferentes produtos.
Por outro lado, a distribuição multicanal não se concentra apenas nas vendas após uma identificação prévia de potenciais clientes, mas também na promoção de produtos e serviços para um determinado grupo alvo, onde novos consumidores poderiam ser capturados.
Um bom exemplo de um sistema de distribuição multicanal pode sem dúvida ser a equipa de vendas da sua empresa. A partir deste grupo é possível conceber diferentes tipos de estratégias de comunicação com pessoal qualificado.
No entanto, se a sua empresa ainda estiver em crescimento, você pode optar por pequenas ações que, juntas, compõem um serviço multi-canal bastante completo. O uso de mensagens móveis, redes sociais, grupos Whatsapp, blogs, newsletters, e-mail e outros meios de comunicação podem ajudá-lo a fortalecer a ligação com os seus clientes.
Também é possível realizar eventos offline que contribuem para uma maior proximidade com potenciais consumidores. Apesar do boom nas tecnologias de comunicação, muitas pessoas preferem a experiência visual e sensível dos produtos que compram, o que só é possível através da presença física.
Nesses casos, você pode realizar reuniões promocionais para seus produtos em estabelecimentos ou pontos de venda onde os consumidores sabem diretamente o que você oferece e não apenas obtêm uma idéia a partir de uma imagem ou descrição em seu site.
Como você pode ver, há muitas opções disponíveis para você em uma estratégia multicanal. Desde que seja feito de forma organizada e planeada, pode ser eficiente para comunicar com os seus clientes através dos canais que eles preferem.
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