A eficiência da sua empresa dependerá em grande medida da rapidez e eficácia com que os diferentes departamentos forem geridos. Neste caso, a logística das encomendas é extremamente importante em termos da venda e distribuição dos seus produtos.
Realizar esta tarefa de forma produtiva lhe permitirá obter um maior número de vendas e um alto nível de satisfação do cliente. Portanto, é importante que você saiba o que é a gestão de pedidos e tudo o que ela implica.
Índice
O que é controlo de encomendas?
A fim de gerir as encomendas dos seus clientes de uma forma adequada, pode encontrar diferentes programas informáticos úteis a este respeito. No entanto, ao seguir certas diretrizes relacionadas à logística de armazenamento e distribuição, você conseguirá uma gestão mais apropriada da logística do produto.
Para fazer isso, você deve ter uma boa gestão de estoque primeiro. Controlar o estoque de mercadorias, fazer pedidos a fornecedores, evitar quebras de estoque, entre outras ações, fazem parte da logística de armazenagem que você deve seguir na sua empresa.
Passos essenciais para uma logística correcta dos pedidos
- Recepção de pedidos de clientes.
- A verificar a sua autenticidade.
- Preparar as respectivas facturas.
- Estender a encomenda aos trabalhadores do armazém.
- Preparação física do pedido. (Você pode usar o método de picking)
- Embalar correctamente a encomenda final com uma apresentação que irá impactar o cliente à primeira vista.
- Entrega do pedido ao agente de frete
- Finalmente para recolher a encomenda. Embora algumas empresas o façam com antecedência.
Como são preparados os pedidos?
A preparação das encomendas depende do nível de automatização que o seu armazém possui. Normalmente é utilizada a técnica de picking, que consiste em seleccionar unidades de lotes maiores que podem estar localizadas em diferentes partes do armazém e até mesmo em diferentes armazéns.
Tudo isto implica um sistema de selecção e preparação de produtos com pessoal formado para o efeito, de modo a que a encomenda seja a efectivamente solicitada pelo cliente. Isto evitará reclamações ou insatisfações futuras.
Os métodos ou técnicas que serão utilizados para a preparação de encomendas na sua empresa dependerão do tamanho do seu inventário. No entanto, independentemente do tamanho do seu negócio e do número de funcionários que possui, a preparação do produto é uma tarefa extremamente importante.
Não só é necessário que as mercadorias estejam devidamente preparadas ou que todos os elementos que o cliente solicitou estejam lá, mas também a apresentação da encomenda. A primeira impressão é fundamental para mostrar a sua marca de uma forma marcante e única.
Conclusão
O controlo de encomendas no seu negócio deve começar com uma gestão de stock adequada, assegurando que os produtos que os clientes encomendam estão disponíveis. É, portanto, importante controlar o estoque de mercadorias, verificando a sua disponibilidade de forma regular e contínua.
Uma logística de encomendas adequada é essencial para gerir eficazmente o seu negócio. Tenha em mente que o seu principal objectivo é a satisfação do cliente e assim aumentar o número de vendas.
Related Posts