Todas as lojas da Internet precisam de ter conteúdos de acordo com o nicho de mercado a que pertencem. Precisamente, um catálogo constitui o grupo de conteúdos mais importante de um website.
A função de um catálogo online é a mesma que este documento tem em física: mostrar os produtos que a empresa vende, através de fotografias, descrições e informações detalhadas sobre eles. De uma forma conveniente, os preços dos produtos à venda são mostrados ou não.
Neste artigo mostramos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o catálogo online, bem como as vantagens que este pode ter no seu negócio. Continue lendo para saber mais sobre o assunto e implementar todas as nossas dicas na sua empresa.
O que é um catálogo?
Um catálogo de produtos online visa mostrar o que você oferece de uma forma dinâmica e interativa. Permite-lhe explorar os produtos através de fotografias, mas também obter informação detalhada sobre as suas características e funcionalidades.
Ao contrário do catálogo impresso, o seu equivalente online tem maiores vantagens, uma vez que pode ser actualizado, tem um custo mais baixo e permite que apareça nas pesquisas do Google.
Esta última vantagem é precisamente um dos principais objectivos da criação de um catálogo online. Se você conseguir criar um guia profissional e completo dos seus produtos, ele certamente aparecerá nos motores de busca dos produtos e marcas.
Como fazer um catálogo de produtos?
Para criar um catálogo você precisa fazer um inventário de todos os produtos que você vai colocar à venda. Então, você terá que detalhar as características fundamentais que seus produtos possuem, assim como qualquer especificação que você queira fazer.
Estes detalhes permitirão melhorar as pesquisas dos usuários, utilizando filtros em relação às especificações dos produtos que desejam comprar. Tenha em mente que a visão geral do catálogo requer apenas fotografias ou detalhes gerais, a fim de não sobrecarregar o utilizador, nem fazê-los perder-se enquanto navega no seu site.
Em seguida, é necessário estabelecer um preço e considerar se é conveniente tê-lo em conta no catálogo. Nas lojas on-line, o preço é normalmente um dos primeiros elementos de exibição.
Uma vez tomadas estas medidas, é necessário criar grupos de acordo com as categorias dos seus produtos. Recomendamos que você crie os grupos de categorias e subcategorias uma vez terminado o processo de inventário, uma vez que com uma visão final de tudo o que você tem será mais fácil de agrupar e você economizará mais tempo.
Em seguida, você deve levar em conta os atributos que os produtos terão de acordo com suas características. Por exemplo, para o vestuário, a cor e o tamanho são alguns dos atributos mais importantes. Estes são os que indicam o produto específico que o cliente solicitou.
Ao criar o catálogo de produtos você deve sempre pensar no usuário, que será o destinatário final do produto. Tente torná-lo agradável aos olhos e fácil de entender e navegar por aqueles que visitam a sua página. Tudo isto com o objectivo de oferecer aos clientes uma experiência de compra rápida, fácil e eficiente.
Related Posts