Um código de barras é uma série de letras ou números que identificam um determinado produto. São impressos na mercadoria para que possam ser identificados por um leitor óptico que transfere esses dados para um computador ou para uma caixa registadora.
Para identificar um código de barras e extrair toda a informação que você precisa dos produtos, será essencial ter esta tecnologia.
Índice
O que significam os códigos de barras?
Para além da definição anterior, o código de barras é a ferramenta através da qual se pode conhecer toda a informação que um determinado produto tem.
Os números ou letras, o número de barras no código, a sua espessura e o espaço entre elas, constituem certas cadeias de caracteres que fornecem informações específicas. A data da embalagem, o número do lote e a origem são alguns dos dados fornecidos pelo código de barras.
O conhecimento do código de um produto permite identificar sem erro qualquer objecto que seja comercializado em média ou grande escala. É um sistema de identificação que permite acompanhar as mercadorias em tempo real.
Os códigos de barras são utilizados para informações sobre produtos tangíveis e massivos. Por outro lado, os códigos QR, que contêm caracteres chineses, japoneses e alfanuméricos, são usados para descobrir informações sobre produtos físicos e dados de interesse que podem ser obtidos com o leitor de código deste tipo contido em algumas câmeras.
Qual é o tipo de código de barras mais comum?
O código de barras mais comum é o conhecido como EAN (European Article Number). É usado em quase todos os países, exceto Canadá e Estados Unidos, onde o UPC (Universal Product Code) é usado.
Quantas linhas há em um código de barras?
Identificar um código de barras EAN ou UPC é muito fácil. O primeiro, que é o mais padronizado do mundo, tem treze dígitos, representados tanto em números como em barras. Em contraste, o UPC tem doze dígitos.
No caso dos códigos de barras EAN, os dois primeiros dígitos estão relacionados com a empresa que atribui esta numeração. Estes números correspondem à empresa responsável por esta codificação em um determinado país.
Então só restam onze números. Os primeiros cinco estão relacionados com o número que identifica a empresa, outros cinco correspondem ao produto e o último número é um dígito de verificação que corrobora que tudo está correto.
Um código de barras é obrigatório para os meus produtos?
A legislação espanhola não exige expressamente que os produtos sejam identificados com um código de barras. Neste sentido, a decisão de colocar um código deste tipo nos seus produtos dependerá em grande parte do tipo de clientes que você tem e do nicho de mercado em que você se encontra.
Se os seus produtos são vendidos em supermercados ou em médias e grandes lojas ou estabelecimentos comerciais, provavelmente será necessário solicitar códigos de barras para os seus produtos.
Conclusão
Você já sabe tudo o que precisa saber sobre códigos de barras e seu significado. Talvez se a sua área de mercado exigir o seu uso ou se você apenas achar que seria bom para a sua empresa, então não espere mais.
Se os produtos tiverem um código de barras, especialmente se forem vendidos em supermercados ou em grandes plataformas comerciais, o cliente se sentirá mais confiante ao comprá-los.
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