Como o seu nome indica, uma factura negativa é aquela que contempla, como montante final, um montante negativo. Isto pode acontecer, por exemplo, quando a mercadoria é devolvida, ou quando houve um erro na facturação.
Índice
Quando emitir uma fatura negativa
Há vários cenários para emissão de uma fatura negativa, que estão listados abaixo:
- Aplique um imposto de renda inadequado.
- Erro na taxa de IVA (porque nem sempre é de 21%, existe também a taxa reduzida, por exemplo).
- Recuperar o IVA de uma factura que não tenha sido cobrada
- Ou simplesmente não aplicamos a oferta ou promoção que tinha sido acordada com o cliente sobre o preço do produto ou serviço.
Outro caso comum é se você estiver trabalhando com uma grande empresa, enquanto a fatura passa por todos os departamentos relevantes, no momento em que eles quiserem rejeitá-la como errada, o IVA já foi pago.
Como fazer uma fatura negativa
Com base nas suposições acima mencionadas, a fatura deve ser retificada. Em outras palavras, na realidade, uma fatura negativa é apenas uma fatura de emenda de nota de crédito.
- Primeiro você emite a fatura negativa ou a nota de crédito.
- Nessa fatura, o valor errado é subtraído.
- Finalmente, emitimos a fatura corretiva, que inclui o valor correto, incluindo o valor errado em negativo.
Se, por qualquer motivo, várias faturas erradas foram emitidas para o mesmo cliente (desde que tenha sido no mesmo ano), você pode até cobrá-las todas em uma única fatura negativa (fatura de nota de crédito) e, em seguida, fazer uma única fatura de correção também.
É importante notar que o cliente não pode rejeitar a fatura errada, pois para poder processar a fatura negativa subseqüente (ou fatura de crédito), é necessário incluir a referência à fatura emitida com o erro no montante.
E, claro, o registo de cada factura, tanto a negativa como as outras, na AEAT deve ser muito claro, uma vez que a incorrecta não é cancelada, mas deve ser registada juntamente com a factura negativa.
Caso prático que requer uma factura negativa
Neste exemplo, o cliente devolveu um produto, que normalmente é o mais comum. Uma vez recebidas as mercadorias, é emitida uma factura de alteração para justificar a devolução ao departamento de contabilidade.
Em seguida, a fatura negativa ou de crédito é emitida, incluindo a referência à nota de entrega da fatura de alteração. Isto é muito importante: incluir sempre a referência da factura de alteração na factura negativa.
Um caso em que não é aconselhável fazer uma factura negativa é o dos serviços, uma vez que por serem “devoluções” não tangíveis como as dos produtos, são mais complexas de justificar perante as autoridades fiscais.
Dados a serem incluídos em uma fatura negativa
- Deve ser numerada, incluindo o seu próprio número e série, bem como a numeração da rectificação a que se refere.
- O conceito da factura.
- A data em que foi emitido.
- Dados fiscais tanto do remetente como do destinatário da fatura.
- A taxa de imposto.
Conclusão
Muitas vezes, quando falamos de faturamento, podemos estar nos referindo à mesma situação, mas com nuances e nomes diferentes, o que pode ser um pouco confuso. E é evidente que com um bom software de facturação, estes processos administrativos serão muito mais convenientes.
Por este motivo, recomendamos o nosso software ERP, a partir do qual poderá gerir diferentes linhas de facturação, assim como administrar todas as suas facturas e aceder a toda a informação necessária para as completar correctamente para o Departamento de Tesouraria.
E, claro, qualquer dúvida, em Innovacommerce estamos à sua disposição.
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