Na facturação, uma nota de crédito é o documento pelo qual uma factura emitida anteriormente é devolvida ou cancelada.
Na contabilidade, a nota de crédito é um item que é entrado no lado do crédito e contrastado com o lado do débito, que está no lado do débito.
A nota de crédito também pode ser emitida como um documento bancário para indicar ao depositante que ele recebeu (ou irá receber) um montante.
Mas também, a partir de 2013, com a entrada em vigor do Novo Regulamento de Facturação, uma nota de crédito é o mesmo que uma factura de rectificação, que é o seu nome mais técnico.
Então, há alguma diferença entre uma nota de crédito e uma factura de correcção?
Uma nota de crédito está na verdade dentro do escopo das faturas de correção. Mas essas faturas incluem mais conceitos do que a nota de crédito, que é quando a fatura de correção é para devolver o dinheiro ao cliente. Pode-se dizer que uma nota de crédito é uma fatura de correção negativa.
Índice
Quando é que eu emito uma nota de crédito?
Uma nota de crédito é um documento contábil, cujo objetivo é ajustar o valor que um cliente pagou em uma transação comercial.
Por exemplo, se houver um erro na facturação e o montante for positivo para o cliente (e negativo para a empresa), pode ser porque o IVA foi cobrado erroneamente ou a base do imposto tem de ser alterada.
Quando o cliente devolve o que comprou. Por esta razão, a nota de crédito também era conhecida como nota de crédito: o vendedor emite uma nota de crédito para informar que recebeu a mercadoria devolvida e, portanto, este “crédito” é a favor do comprador.
As notas de crédito também são emitidas quando o vendedor decide baixar o preço acordado com o cliente na fatura inicial de um determinado produto ou serviço. Isto é normalmente porque é um cliente especial, devido a um grande volume de compras, ou mesmo se houve incidentes durante o processo de transação comercial ou no tratamento do cliente.
A nota de crédito pode ser emitida desde que ainda não tenham decorrido quatro anos desde que o imposto foi devido.
Que informações devo incluir em uma nota de crédito?
Como em qualquer outro bilhete, há algumas informações básicas que qualquer fatura ou nota de crédito deve incluir:
- Nome da empresa que emite a factura, com o seu endereço e número de IVA.
- Nome, endereço e número de IVA do cliente
- Inclui a data e o número de identificação da factura à qual se ajusta.
- Qual é o valor de correção da fatura
- Numeração específica da nota de crédito (que deve ser diferente da fatura inicial que você está corrigindo)
- As quantidades devem ser negativas.
- Você deve incluir a taxa de imposto e o valor cobrado, excluindo o IVA.
Modelo de nota de crédito
Não existe um modelo em si, o que é importante e necessário é que a nota de crédito inclua todas as informações detalhadas no ponto anterior.
De acordo com a regulamentação de 2013, não é necessário indicar que se trata de uma fatura de crédito, ou o motivo pelo qual é realizada. Contudo, não é supérfluo incluir tais dados em algum campo de comentários. Às vezes não é tanto para o Tesouro, mas para um melhor controlo interno do comércio em si.
Conclusão
Como em tudo que envolve movimentação e registro de valores em um negócio, as notas de crédito devem ser sempre bem preenchidas e registradas, para que a contabilidade do negócio não seja perturbada.
No InnovaComerce, fornecemos-lhe todas as ferramentas relevantes para que possa gerir as suas contas, facturas, notas de crédito, etc. da forma mais fácil possível.
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