Se você é dono de uma empresa, você sempre vai querer ter todas as contas limpas. Isto torna-se mais evidente quando falamos de vendas. Para isso temos o relatório de vendas, uma ferramenta que o ajudará a conhecer e medir as vendas da empresa que gere, separada por produto, região, canal, vendedor, etc.
Deve-se notar que este tipo de documento é acompanhado por uma série de processos para que toda a informação contida nele seja correta e possa fazer sentido de tudo o que você precisa saber.
Índice
O que é um relatório de vendas
Um relatório de vendas pode ser tomado como o resultado de uma série de procedimentos que, uma vez integrados, permitem conhecer o ciclo de vendas consistente. Isso o ajudará a ter controle e você será capaz de acompanhar muito mais a fundo graças à informação gerada.
Embora ter um bom relatório de vendas não seja uma ajuda directa para aumentar as vendas ou reduzir as despesas, se é verdade que sem este elemento não terá como responder às perguntas e resultados do seu negócio. Produzir um bom relatório lhe dará controle sobre seu estoque, você saberá quais os pontos fortes de sua estratégia, você será capaz de implementar maneiras de controlar as despesas e assim gerar bons retornos.
Como fazer um bom relatório de vendas
Muitas empresas não prestam muita atenção aos relatórios de vendas ou, e isto é algo que muitas vezes acontece, não os utilizam como deveriam. Além disso, há casos de empresas que nem sequer as produzem, com o argumento de que as vendas são reguladas por elas próprias. Essencialmente este documento reflecte os movimentos comerciais da sua empresa num período específico.
É por isso que é muito importante saber quais são os componentes esperados para um bom relatório de vendas. Aqui estão algumas funcionalidades para o ajudar a tirar o máximo partido desta ferramenta.
Informações exactas
Todo bom relatório de vendas precisa ter informações de qualidade, que forneçam todos os dados dos movimentos comerciais, sem ter que recorrer a documentos externos. Informações claras e bem estruturadas permitirão uma comunicação clara e eficiente, e você será capaz de fazer as mudanças que achar melhor.
Dinâmico e modificável
Um dos grandes pecados de um relatório de vendas será a sua rigidez. A pessoa que o prepara deve levar em conta o destinatário do relatório e, sobretudo, o fato de que as mudanças podem ocorrer a qualquer momento. Tudo depende da pessoa que vai recebê-lo, por exemplo, se for dirigido aos níveis de mídia da empresa, os detalhes e o histórico dos clientes serão escolhidos.
Por outro lado, se você está visando a gestão, é melhor fornecer dados sobre a estratégia global do negócio. Isto será feito para que cada componente da empresa saiba onde precisa de melhorar ou onde está a ser feito um bom trabalho.
Projeção
Pode ser que o relatório de vendas se destine a posicionar algum produto ou serviço que fornecemos. Se este for o caso, a informação que você deve ter estará focada na análise da situação do mercado em que nos movemos. Olhar para além de hoje, tendo tudo pronto para os desafios do futuro, será uma das estratégias mais importantes a seguir.
Conclusão
Como você pode ver, é muito importante conhecer seu ciclo de vendas e documentá-lo corretamente em um bom relatório de vendas. Desta forma, você poderá tirar melhores conclusões do seu negócio e fazer com que ele melhore e cresça. É por isso que o nosso software ERP tem uma funcionalidade que facilitará muito a sua vida para preparar este tipo de relatórios. Alguma pergunta?
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