Muitos empresários se concentram em conseguir cada vez mais clientes para seus negócios, não importa o que aconteça. Para eles, encontrar clientes a qualquer custo, mesmo que sejam estratégias disruptivas ou invasivas, significará mais dinheiro e maior visualização. No entanto, um bom estrategista deve ter em mente outras questões.
Por exemplo, é importante não só o número de clientes, mas também a qualidade destes e o tipo de clientes. Algo que nos ajudará muito será a compreender que existem várias classes diferentes. Quer seja o produto que procuram ou a forma como se comportam, não há apenas uma forma de ser cliente. No texto seguinte mostraremos alguns tipos deles.
Índice
Tipo de clientes e como tratá-los
Entre os empresários é um erro muito comum colocar no mesmo saco todas as pessoas que querem comprar os seus produtos ou serviços. Você deve ter em mente que a personalidade é um fator muito importante quando se trata de comprar. Dia após dia, as empresas estão preparando seus produtos para alcançar o maior número possível de pessoas e penetrar em suas personalidades.
Para isso, são implementadas estratégias como o escritório de atendimento ao cliente ou os vários canais de comunicação nas redes sociais. Tudo o que procuramos é conhecer o nosso cliente em profundidade. Isto torna-se importante especialmente nos nossos tempos em que há uma sobrecarga de informação e publicidade. Os clientes, neste contexto, procuram empresas que satisfaçam as suas necessidades de forma mais próxima.
Os clientes são normalmente qualificados por factores como a sua personalidade, carácter, expectativas de produto ou forma de tomar decisões. Aqui lhe daremos uma lista dos mais comuns que você pode encontrar.
CLIENTES APÓSTOLOS
Eles são conhecidos assim porque o seu compromisso com a marca é tão elevado. Estas pessoas estão profundamente empenhadas em divulgar a mensagem da nossa empresa.
CLIENTES FIÉIS
Embora possa ser confundido com a primeira categoria, a verdade é que não são a mesma coisa. Este tipo de cliente demonstra um grande compromisso com a empresa, é verdade, mas em menor efervescência do que os clientes apóstolos. Uma boa forma de criar este tipo de cliente é dando valor acrescentado aos seus produtos, tal estratégia fará com que se eleve acima dos seus concorrentes.
CLIENTES INDIFERENTES
Esta categoria é uma das mais difíceis de capturar, tanto em lojas online como em lojas físicas. Eles são o tipo de pessoas que são neutras em relação a um produto ou serviço. Consegui-los interessados é uma tarefa duplamente difícil, especialmente se entendermos que isso implica retirá-los dos seus esquemas e, além disso, seduzi-los com a nossa proposta.
CLIENTES REFÉNS
O caso destes clientes é muito particular. Eles não são leais à marca, mas também não são indiferentes a ela. A situação deles é mais parecida com a de uma pessoa que não tem escolha a não ser ficar conosco. Isto pode ser devido ao facto de não haver outra marca que os satisfaça ou mesmo que a nossa empresa monopolize todo o mercado.
Ter este tipo de clientes é uma espada de dois gumes, especialmente se entendermos que a qualquer momento eles podem desaparecer seduzidos por outra marca.
Conclusão
Você sabia que havia tantos tipos de clientes? E cada um tem de ser tratado de uma forma diferente. Portanto, lembre-se que é importante associar perfis do nosso PDV, para uma gestão mais confortável. E a cada tipo de cliente, oferecer um determinado serviço: descontos, presentes, promoções … O que você acha?
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