Gestão de clientes
A gestão de clientes é uma das mais importantes gestões da nossa empresa. Com uma boa gestão, controlaremos nosso portfólio e poderemos realizar várias tarefas com os dados. Clique no separador “clientes” para ver todas as suas opções.

O primeiro menu irá mostrar-nos a lista dos nossos clientes encomendados por identificação. Se você quiser vê-los ordenados por outro parâmetro, você pode ordenar qualquer lista na aplicação, clicando nos cabeçalhos das colunas.

Você também pode filtrar os resultados mostrados digitando algumas letras do que você está procurando na barra de filtro, e a lista mostrará apenas os resultados que correspondem. Dependendo do tipo de coluna, o editor pode ser um editor de texto, uma combinação selecionável ou um seletor de data e hora.

NOTA IMPORTANTE: a barra do filtro e a possibilidade de alterar a ordem das colunas é uma função comum a todos os processos do InnovaCommerce. Consultaremos este capítulo de outras secções do WIKI para explicar como filtrar ou encomendar colunas. [/vc_texto_da_coluna] [vc_texto_da_coluna]
Comandos na barra superior
Na barra superior da grelha de dados, vemos a barra de botões para tratar da gestão.

O primeiro botão (“Validar alterações”), permite-nos actualizar directamente todas as alterações que fizemos na grelha de dados. Ou seja, se editarmos um dado diretamente na grade, para que ele se mova para a base de dados, basta pressionar este botão:
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Com este outro botão você pode apagar o cliente ou clientes selecionados (lembre-se que você pode selecionar várias linhas com as teclas SHIFT e CTRL)
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Com a tecla SHIFT você seleciona um intervalo. Por exemplo, se você pressionar SHIFT, mantenha-o pressionado e agora clique na primeira linha e na última desejada, todas as linhas entre as duas também serão selecionadas.
Com CTRL você faz uma seleção “não estendida”. Ou seja, mantendo pressionada a tecla CTRL, você selecionará as linhas em que clicar.
Uma vez feita a selecção, clique no botão “apagar seleccionado” para apagar efectivamente as linhas seleccionadas.
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Com o botão Edição Avançada você acessará a janela de edição avançada do cliente, onde você poderá modificar mais dados do que aqueles mostrados na grade da maneira usual.

Preencha os campos desejados para criar ou atualizar o registro.
- Nome: Nome ou razão social (se for uma empresa)
- Apelido: Apelido do cliente.
- E-mail: (obrigatório) O e-mail do cliente ou da empresa. Se você está criando um novo cliente, seu e-mail não deve existir previamente na base de dados.
- Web: Site do cliente/empresa.
- SIRET / APE: Números de registro para empresas B2B, principalmente.
- Senha: Senha com a qual você pode acessar o seu painel de usuário na web.
- Data nto: Data de nascimento ou criação da empresa
- Empresa: Empresa do cliente.
- Grupo predefinido: O cliente deve pertencer a um grupo predefinido entre os grupos disponíveis.
- Grupos adicionais: Adicionalmente, o cliente pode pertencer a vários grupos para beneficiar de descontos. Clique naqueles que se aplicam.
- Active: Indica se a conta do cliente está activa ou não.
- Newsletter: Indica se o cliente quer uma newsletter.
- Opt.in : Indica se o cliente deseja receber ofertas.
- Nota privada: Caixa reservada para qualquer anotação interna.
Temos dois botões para guardar os dados dos clientes. Se clicarmos em SAVE, o registro será salvo ou atualizado. Mas se clicarmos em SALVAR E CRIAR ENDEREÇO, salvaremos o registro e uma janela se abrirá para adicionar um endereço aos dados do cliente. Você pode ver mais detalhes sobre a criação de endereços na seção “Endereços” deste capítulo.
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Com estes botões vamos adicionar um novo cliente e recarregar a lista para obter as últimas alterações da Internet ou de outra estação InnovaCommerce.
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A síntese exibe dados importantes para o cliente selecionado em uma única janela. Desta forma, permite-nos interagir, ver as encomendas efectuadas, os produtos adquiridos, os endereços e grupos a que pertencem, etc., entre outras informações.

Grupos de clientes
Os grupos permitem-nos agrupar diferentes tipos de clientes para definir opções que podem ser comuns a todos eles, tais como a forma de apresentação dos preços, se têm um desconto específico ou se têm acesso a determinadas categorias. Clicando na opção “GROUPS” à esquerda, você será levado a esta opção.

Se olharmos para a barra de botões superior, temos os mesmos comandos que na gestão de clientes. Este padrão será repetido ao longo da aplicação para as ações mais típicas, tais como adicionar, editar e excluir. Haverá algumas operações que requerem outros botões e que serão explicadas em cada caso. Assumimos que o usuário já entende para que servem os botões “new”, “advanced edition” e “delete selected“, assim como “validate changes” e “reload“.
Criação e edição de grupos
Esta gestão permite criar um novo grupo ou editar um grupo já existente.

- Nome do grupo: Este é o nome descritivo do grupo. Ele aparecerá em todas as seções da aplicação que requerem uma seleção de grupos.
- Idioma: Idioma para o grupo. Normalmente coincidirá com a da loja.
- Desconto (%): Desconto para este grupo específico. Todos os clientes pertencentes a este grupo terão uma redução nos seus preços de acordo com a percentagem aqui apresentada.
- Exibição de preços: Indica como os preços serão vistos pelos clientes atribuídos a este grupo. Por exemplo, se o vão ver com ou sem IVA. Esta opção é útil principalmente para clientes ou empresas de distribuição.
- Mostrar preços: Indica se os preços para os clientes deste grupo devem ser mostrados ou não. Esta opção é útil para criar um grupo “catálogo” de clientes, que podem ver os produtos mas não os seus preços.
Endereços
A gestão de endereços ajuda-nos a adicionar endereços aos nossos clientes. Desta forma, cada cliente pode ter vários endereços.
Para além dos tradicionais botões de gestão, temos um novo.
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Este botão irá exibir um mapa do Google com a localização exata do endereço do cliente.
Para adicionar um novo endereço ou editar um já existente, use os botões na barra superior e preencha os campos que são solicitados.

- Alias: Este é o nome descritivo do endereço. Ele aparecerá nas diferentes seções da aplicação onde você precisa selecionar um endereço para uma gestão específica.
- Empresa, nome e sobrenome: Estes campos irão coincidir com o cliente a quem estamos adicionando o endereço.
- DNI/NIF/NIE: Campo para o número de identificação.
- Endereço: Endereço completo.
- Código Postal: O código postal do endereço.
- Cidade: Cidade e município.
- País e província/estado: País e província do cliente.
- Telefone e Celular: Números de telefone do cliente.
- Outros: Quaisquer outros dados relevantes para o endereço.
Para salvar ou atualizar os dados, clique em “salvar”
Vendedores
É uma das características exclusivas do InnovaCommerce que você não pode gerenciar a partir Prestashop. Os vendedores são usados para acompanhar as vendas por vendedor e as comissões que geram, assim como um histórico de pagamentos e comissões pendentes.
Quando criamos ou editamos um fornecedor, vemos a seguinte janela:

Este primeiro separador contém as informações básicas sobre o vendedor, que são os seus dados pessoais.

No segundo separador, poderemos ver os clientes que lhe foram atribuídos. Para designar um cliente, clicamos no botão “Cliente associado”. E para removê-lo, é igualmente fácil: nós o removemos da lista com a opção “Remover cliente”.
Para associar clientes, aparecerá esta janela de selecção de clientes:

Clicando na coluna da esquerda, selecionaremos o cliente, e o designaremos ao vendedor.
Por sua vez, um vendedor pode ter um grupo de outros vendedores no comando. O terceiro separador é utilizado para gerir este tipo de situação.

Assim como associamos clientes, associaremos os vendedores que estão na nossa equipa.
Crédito ao cliente
O crédito facilita-nos a venda aos clientes através da cobrança da sua conta. Para que este pagamento seja possível, é necessário adicionar créditos aos clientes, que é exactamente o que podemos fazer a partir deste separador.

Para atribuir um crédito a um cliente, clique em “Adicionar crédito ao cliente” e esta janela aparecerá:

Nele atribuiremos o crédito desejado e depois clicaremos em “salvar“.
A partir desse momento, este cliente no POS terá ativado um novo método de pagamento chamado “crédito”, que nos permitirá cobrar as faturas pendentes através da “cobrança de dívidas” da administração do POS explicada nesta página
O sistema de taxas
O sistema tarifário é explicado nesta página da WIki do TPV.


