Controle de vendas

Na secção de vendas podemos gerir as vendas da nossa loja tanto fisicamente como online. Além disso, nesta seção vamos desfrutar da preparação de “orçamentos”, outra das ferramentas exclusivas da Innovacommerce.

Para acessar a seção de vendas, clique na guia “vendas” no menu superior.
Wiki - sección de Ventas

Encomendas

Nesta secção vamos ver as encomendas da nossa loja e poderemos operar com elas. Para acessar as ordens, clique em “ordem” e você verá uma lista delas.

Wiki - Ventas - Añadir pedidos

Na mesma janela da lista de ordens já temos informações suficientes sobre eles, na parte inferior vemos abas onde podemos ver:

Produtos:

Você pode ver aqui uma lista de produtos no pedido.

Dados de envio:

Wiki - Datos de envío

Pagamentos:

Aqui você pode entrar os pagamentos que está recebendo para o seu pedido. Normalmente terá de tomar nota disto quando a encomenda é paga.

Wiki - Ventas- pagos

Você pode adicionar pagamentos com o botão “Adicionar pagamentos” e vê-los com “Ver pagamento”.

Wiki - Ventas, añadir pago

  • Método de pagamento: Este é o método que o cliente utiliza para pagar (dinheiro, cartão, cheque, paypal, etc)
  • Valor: O valor do pagamento, esta caixa já vai refletir o total do pedido, mas você pode colocar o que você quiser.
  • Identificação da transação: No caso de pagamentos com cartão, você pode anotar aqui o número de autorização do POS do banco.
  • Número do cartão: Para pagamentos com cartão, você pode colocar aqui a numeração.
  • Tipo de cartão: Para pagamentos com cartão, você pode colocar aqui o seu tipo de cartão (VISA, MasterCard, etc)
  • Data de expiração: Data de expiração do cartão.
  • Titular do cartão: Nome do titular do cartão.

Datas de expiração:

As datas de vencimento indicam pagamentos posteriores da encomenda. Podemos adicionar quantas datas de vencimento acharmos necessárias, com as quantidades que expiram em cada caso.

Wiki - Ventas, vencimientos

Você pode adicionar uma nova expiração com “Nova expiração” e vê-la com “Ver expiração”.

Wiki - pago de una venta

  • Data de expiração: Data de expiração.
  • Quantia: Quantia para a data de vencimento.
  • Nota: Nota descritiva da data de vencimento.

As expirações, uma vez atingida a data, podem ser marcadas como pagas com o botão “Marcar como pagas“.

Criação e edição de uma ordem.

Se quisermos criar uma nova ordem, usaremos “Nova ordem” e para editar uma ordem existente, usaremos “Editar ordem”. Em ambos os casos, veremos a seguinte janela:

Wiki - Ventas, Nuevo pedido, envíos y pagos

No primeiro separador (Cliente) vamos seleccionar o cliente para quem vamos fazer a encomenda. Você pode criar um novo cliente daqui com o botão “Novo cliente” ou procurar por um na lista ou usando o “filtro inteligente”.

Wiki - Ventas - direcciones de un pedido

Use os menus suspensos de endereços para indicar o endereço de envio e faturamento, com o botão “novo endereço” você pode criar novos endereços.
Na segunda aba (produtos) podemos adicionar os produtos que compõem o pedido.

Wiki - Nuevo pedido - productos

Com o botão “Adicionar produtos” podemos adicionar produtos à encomenda, ou adicionar linhas manuais com “Linha manual“. Você também pode adicionar produtos com uma captura de código de barras no

Wiki - Cuadro de código de barras

Se a caixa de seleção “IVA” estiver marcada, os preços mostrados serão com impostos.

Wiki - Nuevo pedido, productos

No terceiro separador (envio e pagamento) poderemos completar as informações do pedido, assim:

  • Status: O status inicial da ordem, selecione um status a partir do menu suspenso.
  • Transportador: O transportador encarregado de enviar a mercadoria.
  • Envio grátis: Se o envio for grátis, marque esta caixa.
  • Forma de pagamento: Uma caixa para escrever a forma de pagamento
  • Total a pagar incluindo transporte: Nesta caixa você verá o total da encomenda.

A barra de status na barra de ferramentas do pedido nos ajuda a fazer uma rápida mudança de status, então selecionando um pedido, então neste menu suspenso um status e clicando em “Salvar mudança de status”, faremos uma rápida mudança de status.

Com o botão “Download PDF” podemos obter uma cópia da factura ou do pedido.

As ordens pendentes a serem enviadas

Esta lista mostra as ordens que estão em preparação, você pode realizar operações sobre essas ordens com os botões na barra de ferramentas.

Wiki - Ventas, pedidos pendientes de envío

wiki - botón descargar lista
Com este botão, você pode baixar a lista em formato PDF.

wiki - Botón generar etiqueta de envío
Com este botão, seremos capazes de gerar as etiquetas de envio para a transportadora.

Wiki - botón para generar etiqueta de evío contra reembolso
O mesmo que acima, mas específico para dinheiro na entrega.

Wiki - añadir número de bultos al envío
Aqui você pode especificar o número de pacotes no pedido.

Wiki - Botón para guardar cambios de estado en envíos
Com este drop-down e botão podemos fazer uma rápida alteração do status do pedido.

Wiki - botón para descargar PDF
Com este botão obterá um PDF da encomenda ou da factura se esta já tiver sido facturada.

Citações

Sem dúvida, esta é a ferramenta mais exigida pelos nossos utilizadores, um sistema completo de orçamentos que poderemos passar aos pedidos. Para acessar as citações, clique no botão “Cotações” no menu à esquerda.

Wiki - Ventas, presupuestos

Você pode criar um novo orçamento com “Novo orçamento” e editá-lo com “Editar orçamento“.

A criação e edição de um orçamento é muito semelhante à de uma encomenda, ao criar uma nova, veremos uma janela com três separadores semelhantes aos das encomendas:

Wiki - ventas - crear presupuesto

Clientes

No primeiro separador (cliente) vamos seleccionar o cliente para elaborar o orçamento. Selecione da lista (use o filtro inteligente para encontrar um cliente).

  • Assunto: Permite-lhe especificar um assunto para a cotação.
  • Cliente inexistente: É possível criar um orçamento para um cliente que não existe no banco de dados, para isso, marque esta caixa. Ao verificá-la, a lista de clientes desaparecerá e veremos os campos para criar um novo cliente.

Wiki - Ventas, configuración de datos de cliente

Preencha os dados como vimos no capítulo “Clientes” para criá-los.

Produtos:

Neste separador, podemos adicionar os produtos que compõem o orçamento, podemos até adicionar uma nota no cabeçalho e no rodapé.

Wiki - Ventas, crear presupuesto, productos

Use o botão “Adicionar produto” para adicionar produtos da base de dados ou use o botão “Linha de mão” para adicionar uma linha de mão a partir de um produto inexistente.

Use o botão “Desconto” para adicionar um desconto à linha seleccionada e o botão “Eliminar linha” para eliminar a linha.

Se a caixa “IVA incluído” estiver marcada, os preços serão mostrados com o IVA incluído.

Expedição e poupança

No terceiro separador (Envio e poupança) podemos adicionar uma nota privada, especificar o estado do orçamento e veremos o total a ser pago.

Wiki - Ventas, envío y guardado

Nos botões da direita podemos operar com o orçamento, desta forma:

Wiki - ventas, Botón guardar
Para salvar o orçamento atual.

Wiki - Ventas, botón duplicar
Para duplicar o orçamento actual.

Wiki - Ventas, botón enviar al correo
Para o enviar por e-mail.

Wiki - Ventas, PDF
Para obter uma cópia em PDF.

Pedidos a serem embalados

Desta forma, podemos embalar as encomendas que estão pendentes de envio. É utilizado para controlar as embalagens dos produtos. Para aceder à gestão, clique em “encomendas a embalar”, no menu da esquerda.

Wiki - Ventas, pedidos pendiente de enbalar

Como com as ordens pendentes, temos uma barra de botões no topo que executa quase as mesmas tarefas:

Wiki - Ventas, botón descargar lista
Com este botão, você pode baixar a lista em formato PDF.

Wiki - Ventas, botón guardar cambio de estado
Com este dropdown e botão podemos fazer uma rápida alteração do estado do pedido.

Wiki - Ventas, botón descargar PDF
Com este botão vamos obter um pdf da encomenda ou da factura se já estiver facturada.

Wiki - Ventas, botón embalar pedido
Com este botão, vamos proceder para embalar a encomenda, quando clicarmos nela com uma ordem seleccionada, veremos esta janela:

Wiki - Ventas, pedido pendiente de embalar, productos

Os produtos da encomenda aparecerão na lista da esquerda. Para embalar, seleccione o produto e clique em “Adicionar seleccionado” que o levará para a lista da direita. Ao guardar as alterações, o pedido estará “embalado” e pronto para ser enviado.

Envios parciais

Innovacommerce permite o envio parcial de mercadorias, aqueles pedidos que foram parcialmente expedidos, são adicionados a uma lista especial onde podemos monitorar seu progresso.

Wiki - ventas, pedidos parciales

A partir dos botões na barra de ferramentas, você pode baixar a lista em um PDF, alterar o status do pedido ou obter as notas de entrega tanto da mercadoria servida como da que será servida. Use os botões para as ações comentadas.

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