Na secção de vendas podemos gerir as vendas da nossa loja tanto fisicamente como online. Além disso, nesta seção vamos desfrutar da preparação de “orçamentos”, outra das ferramentas exclusivas da Innovacommerce.
Para acessar a seção de vendas, clique na guia “vendas” no menu superior.

Encomendas
Nesta secção vamos ver as encomendas da nossa loja e poderemos operar com elas. Para acessar as ordens, clique em “ordem” e você verá uma lista delas.

Na mesma janela da lista de ordens já temos informações suficientes sobre eles, na parte inferior vemos abas onde podemos ver:
Produtos:
Você pode ver aqui uma lista de produtos no pedido.
Dados de envio:

Pagamentos:
Aqui você pode entrar os pagamentos que está recebendo para o seu pedido. Normalmente terá de tomar nota disto quando a encomenda é paga.

Você pode adicionar pagamentos com o botão “Adicionar pagamentos” e vê-los com “Ver pagamento”.

- Método de pagamento: Este é o método que o cliente utiliza para pagar (dinheiro, cartão, cheque, paypal, etc)
- Valor: O valor do pagamento, esta caixa já vai refletir o total do pedido, mas você pode colocar o que você quiser.
- Identificação da transação: No caso de pagamentos com cartão, você pode anotar aqui o número de autorização do POS do banco.
- Número do cartão: Para pagamentos com cartão, você pode colocar aqui a numeração.
- Tipo de cartão: Para pagamentos com cartão, você pode colocar aqui o seu tipo de cartão (VISA, MasterCard, etc)
- Data de expiração: Data de expiração do cartão.
- Titular do cartão: Nome do titular do cartão.
Datas de expiração:
As datas de vencimento indicam pagamentos posteriores da encomenda. Podemos adicionar quantas datas de vencimento acharmos necessárias, com as quantidades que expiram em cada caso.

Você pode adicionar uma nova expiração com “Nova expiração” e vê-la com “Ver expiração”.

- Data de expiração: Data de expiração.
- Quantia: Quantia para a data de vencimento.
- Nota: Nota descritiva da data de vencimento.
As expirações, uma vez atingida a data, podem ser marcadas como pagas com o botão “Marcar como pagas“.
Criação e edição de uma ordem.
Se quisermos criar uma nova ordem, usaremos “Nova ordem” e para editar uma ordem existente, usaremos “Editar ordem”. Em ambos os casos, veremos a seguinte janela:

No primeiro separador (Cliente) vamos seleccionar o cliente para quem vamos fazer a encomenda. Você pode criar um novo cliente daqui com o botão “Novo cliente” ou procurar por um na lista ou usando o “filtro inteligente”.

Use os menus suspensos de endereços para indicar o endereço de envio e faturamento, com o botão “novo endereço” você pode criar novos endereços.
Na segunda aba (produtos) podemos adicionar os produtos que compõem o pedido.

Com o botão “Adicionar produtos” podemos adicionar produtos à encomenda, ou adicionar linhas manuais com “Linha manual“. Você também pode adicionar produtos com uma captura de código de barras no
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Se a caixa de seleção “IVA” estiver marcada, os preços mostrados serão com impostos.

No terceiro separador (envio e pagamento) poderemos completar as informações do pedido, assim:
- Status: O status inicial da ordem, selecione um status a partir do menu suspenso.
- Transportador: O transportador encarregado de enviar a mercadoria.
- Envio grátis: Se o envio for grátis, marque esta caixa.
- Forma de pagamento: Uma caixa para escrever a forma de pagamento
- Total a pagar incluindo transporte: Nesta caixa você verá o total da encomenda.
A barra de status na barra de ferramentas do pedido nos ajuda a fazer uma rápida mudança de status, então selecionando um pedido, então neste menu suspenso um status e clicando em “Salvar mudança de status”, faremos uma rápida mudança de status.
Com o botão “Download PDF” podemos obter uma cópia da factura ou do pedido.
As ordens pendentes a serem enviadas
Esta lista mostra as ordens que estão em preparação, você pode realizar operações sobre essas ordens com os botões na barra de ferramentas.

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Com este botão, você pode baixar a lista em formato PDF.
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Com este botão, seremos capazes de gerar as etiquetas de envio para a transportadora.
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O mesmo que acima, mas específico para dinheiro na entrega.
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Aqui você pode especificar o número de pacotes no pedido.
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Com este drop-down e botão podemos fazer uma rápida alteração do status do pedido.
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Com este botão obterá um PDF da encomenda ou da factura se esta já tiver sido facturada.
Citações
Sem dúvida, esta é a ferramenta mais exigida pelos nossos utilizadores, um sistema completo de orçamentos que poderemos passar aos pedidos. Para acessar as citações, clique no botão “Cotações” no menu à esquerda.

Você pode criar um novo orçamento com “Novo orçamento” e editá-lo com “Editar orçamento“.
A criação e edição de um orçamento é muito semelhante à de uma encomenda, ao criar uma nova, veremos uma janela com três separadores semelhantes aos das encomendas:

Clientes
No primeiro separador (cliente) vamos seleccionar o cliente para elaborar o orçamento. Selecione da lista (use o filtro inteligente para encontrar um cliente).
- Assunto: Permite-lhe especificar um assunto para a cotação.
- Cliente inexistente: É possível criar um orçamento para um cliente que não existe no banco de dados, para isso, marque esta caixa. Ao verificá-la, a lista de clientes desaparecerá e veremos os campos para criar um novo cliente.

Preencha os dados como vimos no capítulo “Clientes” para criá-los.
Produtos:
Neste separador, podemos adicionar os produtos que compõem o orçamento, podemos até adicionar uma nota no cabeçalho e no rodapé.

Use o botão “Adicionar produto” para adicionar produtos da base de dados ou use o botão “Linha de mão” para adicionar uma linha de mão a partir de um produto inexistente.
Use o botão “Desconto” para adicionar um desconto à linha seleccionada e o botão “Eliminar linha” para eliminar a linha.
Se a caixa “IVA incluído” estiver marcada, os preços serão mostrados com o IVA incluído.
Expedição e poupança
No terceiro separador (Envio e poupança) podemos adicionar uma nota privada, especificar o estado do orçamento e veremos o total a ser pago.

Nos botões da direita podemos operar com o orçamento, desta forma:
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Para salvar o orçamento atual.
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Para duplicar o orçamento actual.
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Para o enviar por e-mail.
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Para obter uma cópia em PDF.
Pedidos a serem embalados
Desta forma, podemos embalar as encomendas que estão pendentes de envio. É utilizado para controlar as embalagens dos produtos. Para aceder à gestão, clique em “encomendas a embalar”, no menu da esquerda.

Como com as ordens pendentes, temos uma barra de botões no topo que executa quase as mesmas tarefas:
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Com este botão, você pode baixar a lista em formato PDF.
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Com este dropdown e botão podemos fazer uma rápida alteração do estado do pedido.
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Com este botão vamos obter um pdf da encomenda ou da factura se já estiver facturada.
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Com este botão, vamos proceder para embalar a encomenda, quando clicarmos nela com uma ordem seleccionada, veremos esta janela:

Os produtos da encomenda aparecerão na lista da esquerda. Para embalar, seleccione o produto e clique em “Adicionar seleccionado” que o levará para a lista da direita. Ao guardar as alterações, o pedido estará “embalado” e pronto para ser enviado.
Envios parciais
Innovacommerce permite o envio parcial de mercadorias, aqueles pedidos que foram parcialmente expedidos, são adicionados a uma lista especial onde podemos monitorar seu progresso.

A partir dos botões na barra de ferramentas, você pode baixar a lista em um PDF, alterar o status do pedido ou obter as notas de entrega tanto da mercadoria servida como da que será servida. Use os botões para as ações comentadas.


