Na secção de facturação podemos gerir tudo o que está relacionado com as facturas da nossa loja. Podemos mesmo realizar várias linhas de facturação, estabelecer contas de contabilidade e preparar os dados para os modelos de IVA e imposto de renda para as autoridades fiscais. Para aceder à gestão de facturas, clique no separador “factura” na barra do menu superior do Innovacommerce.

Linhas de facturação
As séries de facturação permitem-nos manter diferentes balcões de facturação em séries diferentes. E para criar essas séries é que vamos usar esta opção. Para acessar a gerência, clique no botão “linhas de faturamento” no menu à esquerda.

Você pode adicionar novas linhas de fatura com “Nova linha de fatura” e editá-las com “Editar nova linha de fatura”. Tudo é muito simples e intuitivo.

- Nome: O nome que vamos dar à linha de faturamento.
- Prefixo: O prefixo que contém o número da factura.
- Começa com nº: Indique o número inicial da série.
- Descrição: Um texto descritivo na linha de fatura.
As linhas de facturação serão utilizadas em diferentes secções da aplicação para manter o controlo das facturas de uma ou outra série.
Criação de novas facturas
Você pode criar novas faturas com o botão “Nova fatura” no menu à esquerda. Atenção: para criar faturas é importante ter criado as linhas de fatura antes, porque será perguntado em que linha a fatura será criada.

Selecione uma série clicando na coluna da esquerda e você poderá começar a elaborar a nota fiscal.
Na janela de 3 separadores criamos a factura da mesma forma que o faríamos nos pedidos.

No primeiro separador, seleccione o cliente ou crie um novo clicando em “Cliente inexistente”. Ao seleccionar o cliente, também podemos seleccionar o seu endereço de facturação no combo abaixo.

No segundo separador vamos adicionar as linhas de produtos com o botão “adicionar produto” e com “linha manual” vamos adicionar linhas à factura. O botão “desconto” permite-nos especificar um desconto para uma linha seleccionada e a caixa de verificação “IVA” irá indicar se queremos ver os preços incluindo o IVA (se o marcarmos) ou sem IVA (se o deixarmos sem marcação).
Você pode adicionar notas de rodapé e de cabeçalho graças às caixas de texto logo acima e abaixo da lista de produtos.

Na terceira e última aba podemos salvar e gerar a fatura. Você também pode adicionar uma nota particular. Ao clicar em “guardar” guardamos a factura, e se clicarmos em “enviar correio” enviamos um e-mail para o cliente com a factura. A opção “PDF” gera a fatura em um arquivo PDF para que você possa proceder, se necessário, para imprimi-la.
As facturas suportadas ou facturas de compra
Nesta gestão armazenamos as facturas de compra dos nossos fornecedores ou qualquer outra factura de serviços, de modo a tê-las em conta na nossa contabilidade. Para aceder à gestão, clique em “factura suportada”, no menu da esquerda.

Você pode adicionar novas faturas de compra. Para isso, use “Nova fatura”. E para editar as existentes, use “Editar fatura”.

Os campos que você vai encontrar são os seguintes:
- Número da fatura: O número da fatura suportada.
- Conceito: Um texto descritivo da factura.
- Empresa: Nome da empresa que emite a factura.
- Base: Base tributável.
- Total imp: Total com impostos.
- Forma de pagamento: A forma de pagamento da fatura.
- Data: Data de facturação.
- Pago: Indica se já foi pago ou não.
Modelo 130 IRPF
Permite-nos ver um cálculo para a preparação do Hacienda modelo 130.
Selecione as datas de início e fim e clique em “calcular” para obter o resultado.

Modelos 303 e 390
Esta gestão permite-lhe obter totais que o ajudarão a preparar os modelos de IVA.


Modelo 347 – operações com terceiros
Se você quiser obter os dados necessários para a elaboração deste documento, você pode usar esta gestão.



