Existe uma triste realidade, que tem afectado a maioria dos compradores online e que é a de que o produto que eles têm desejado não corresponde às suas expectativas. Nestes casos você deve iniciar o processo de retorno, o que você pode fazer facilmente com o nosso software de PDV. Gerir um retorno é uma possibilidade que deve ter sempre em mente, porque quando faz uma compra online às vezes pode ter má sorte, como no exemplo anterior. Ou em um estabelecimento físico você pode mudar de idéia.
Portanto, todas as empresas devem estar preparadas para este tipo de evento e devem fornecer todas as garantias aos seus compradores. Da mesma forma, os consumidores precisam estar cientes das garantias, processos e formas de reclamar, se necessário.
Devolução de um produto: direito do consumidor
Muitos vão pensar que se você comprar alguma coisa e se descobrir que não gosta, então você pode devolvê-la sem qualquer problema, mas a realidade é diferente. Por exemplo, se você comprar de uma loja física, a loja não tem obrigação de aceitar a devolução.
Caso a peça tenha um defeito ou um problema, você pode devolvê-la ou trocá-la por outra. Por outro lado, se a peça de vestuário não cumprir com as características do anúncio ou se se revelar um embuste, pode exigir o seu dinheiro, a empresa reembolsa-o ou dá-lhe um bónus para que possa resgatar o preço total.
Você precisa ter muito cuidado e descobrir todas as condições antes de fazer uma compra que você não está muito certo sobre. Muitas empresas oferecem a opção de troca ou devolução, mas com algumas condições; por exemplo, que o produto tenha a embalagem intacta. Em alguns casos eles aceitarão o produto mas não lhe darão um reembolso, em vez disso você receberá um voucher para outro produto.
Nas vendas à distância, as lojas são obrigadas a aceitar devoluções. Não importa o meio pelo qual você compra: Internet, catálogo ou telefone. Uma das grandes vantagens é que você tem 14 dias para devolver a mercadoria, que começa a contar a partir do dia que você recebe o produto e não a partir do momento da compra.
Se a sua compra vem de outro país, recomendamos-lhe que procure e leia muito bem todas as condições do vendedor. Uma vez que você tenha feito a compra, você estará sujeito a eles irremediavelmente. No entanto, as lojas virtuais precisam de uma boa reputação e sabem que oferecer o serviço de retorno fará com que os seus clientes se sintam satisfeitos e seguros em compras futuras.
De quem depende a garantia
Muitos vendedores dizem aos seus clientes que a garantia depende do fabricante e isso não é verdade. Se surgir algum problema, deve ir directamente à pessoa que lhe vendeu o produto. Isto é muito importante porque muitas empresas estão escondidas atrás de nomes de marcas. Isto é um problema quando temos que devolver um produto que compramos fora do nosso país de origem, pois os procedimentos podem ser tediosos e, em muitos casos, não ousamos fazê-lo.
No entanto, muitas marcas aceitam produtos comprados de outros países e até oferecem garantias alargadas. Alguns deles nem sequer pedem uma factura, uma vez que têm o número de série registado. Embora não seja necessário, há algumas marcas que preferem cuidar das garantias e não deixá-las nas mãos das lojas.
Conclusão
Deixar a porta aberta para um possível retorno não só é necessário, como também uma forma de fazer com que os nossos clientes se sintam mais seguros. É também uma obrigação legal. É por isso que é importante que você possa gerenciá-los rápida e eficientemente, como por exemplo, usando nosso software POS e ERP. E se você tiver alguma dúvida, pode deixá-la nos comentários!
Related Posts