Quando falamos do encerramento e totalização do PDV, referimo-nos à operação de encerramento de uma sessão de PDV sobre um determinado equipamento. Muitos fechamentos podem ser feitos ao longo do dia, embora os totais possam ser consultados sempre que necessário. Para acessar o fechamento, clique na opção “quanto vendi” na barra de ferramentas de gerenciamento de PDV.

Vamos ver a seguinte janela de totais. Para encerrar a sessão, clique em “Fechar sessão” e ela será registrada no sistema. A qualquer momento você pode consultá-lo a partir da opção “Histórico”, também na barra de ferramentas.

Aqui podemos ver informações extensivas sobre a venda feita pelo POS.
Total de vendas a dinheiro – O total de vendas a dinheiro realizadas pelo PDV.
Total de vendas por conta – Recolhe os bilhetes recolhidos “por conta”
Total de outras formas de pagamento – Recolhe o total que foi vendido com outras formas de pagamento que não em dinheiro ou “por conta”. Usando o botão “decomposição” você pode ver quais itens foram alocados a cada uma das formas de pagamento existentes na sessão.
Vale Desconto – Indica o valor total em vales desconto utilizados na sessão em curso. Nota: usado, não gerado por devoluções.
Entradas – Dinheiro recebido através da opção “movimentos de caixa” – Rendimento
Saque – Saques feitos com a opção “movimentos de dinheiro” – saque
Dinheiro inicial – Indica o dinheiro inicial na caixa registadora, que é introduzido cada vez que uma sessão é aberta.
Previsão de caixa – Este é o cálculo que resulta do dinheiro que deve estar na gaveta, de acordo com as vendas à vista, o dinheiro inicial e os movimentos de caixa que possam ter ocorrido durante a sessão.
Dinheiro em caixa – Nesta caixa você deve indicar a contagem do dinheiro em caixa do fechamento que você está realizando. Você pode usar o botão “ajuda para contar” para facilmente contar o dinheiro
Quando o offset é calculado, podemos fechar a caixa com o botão “fechar”. E se quisermos um recibo, temos de activar a caixa do “bilhete”. A sessão será então encerrada e para abrir o POS você terá que iniciar uma nova sessão.
Cobrança de créditos de clientes – Nesta tabela vemos os movimentos de caixa ou cartão que tiveram origem na cobrança de dívidas de clientes. Estas são colecções de vendas que não pertencem às vendas na sessão actual, mas que foram recolhidas nesta sessão. É por isso que eles estão separados do balcão principal.
Com o botão “fechar sessão” você fechará a sessão atual e imprimirá um recibo se a opção “ticket” estiver definida como “SIM”. O botão “repartição das vendas” mostra uma lista dos produtos vendidos pelo POS na sessão actual.
Abaixo você pode ver mais informações sobre a sessão, tais como o número de ingressos vendidos, produtos, totais de impostos e base de IVA, lucros, etc. Além disso, do lado direito você verá os movimentos dos funcionários que estão relacionados a dinheiro, tais como saques ou recibos, cobranças de dívidas de clientes, etc.
Os totais históricos do PDV
O histórico do POS mostra os fechamentos feitos no POS e os totais registados nesse período de dias em particular.

Nesta janela, cujas informações você pode limitar por data, você pode ver todos os totais, em dinheiro, em cartões, o dinheiro declarado, etc. Como na janela para fechar a sessão, você pode obter um relatório de vendas de produtos, obter o ticket de fechamento e consultar os dados de fechamento dos dias que aparecem na coluna “fechamentos no terminal”. Além disso, você pode selecionar vários bloqueios nesta coluna para ver uma visão cumulativa.


