A partir do POS Innovacommerce podemos fazer uma recepção eficiente de mercadorias. As entradas de mercadorias no Innovacommerce são consideradas encomendas ou movimentos de armazém, portanto, a gestão dos “movimentos de mercadorias” é utilizada, o que na realidade se aplica à recepção, emissão ou transferência entre lojas/armazéns. Neste capítulo vamos focar apenas na “recepção de mercadorias”, mas foi bom saber que a gestão é válida para mais utilizações.
Para fazer uma entrada de estoque, use o botão “receber mercadorias” encontrado nas “opções” do POS.


Isto abrirá a janela para pedidos ou propostas para movimentos massivos de mercadorias.

Para fazer uma nova entrada, clique em “nova encomenda”.

Na janela de introdução de dados temos várias seções que são detalhadas abaixo:
- Referência da transação: Indica um nome descritivo para a transação, pode ser o número do pedido ou o número da nota de entrada/saída/transferência.
- Data da operação: Em que data é criada a proposta.
Área tipo de operação

Com estes cheques vamos indicar o que queremos fazer. Se marcarmos apenas a superior, entendemos que estamos fazendo uma saída de mercadoria, por qualquer motivo (diminuição, retorno, etc), se marcarmos a inferior, entendemos que estamos fazendo uma entrada de mercadoria, e se marcarmos ambas, o programa entende que está fazendo uma transferência entre lojas e/ou armazéns. Seja qual for a nossa decisão, teremos de especificar qual a loja e armazém (se utilizarmos armazéns e estoque avançado) que será afetado pela operação. Como estamos a ver as “recepções” Se você tiver uma loja, marque apenas a caixa abaixo e selecione a loja (e, se necessário, um depósito) para executar a entrada de mercadorias.
A lista de produtos
A lista de produtos a serem recebidos pode ser carregada por vários meios:
- Usando a caixa de código de barras e com scanner: Se você tiver um leitor de código de barras, você pode usar a caixa superior para inserir uma unidade do produto por padrão (as unidades definitivas são então inseridas manualmente na coluna “unidades” da lista.
- Usando a pesquisa de produtos: Com o botão “adicionar produtos” você abrirá o motor de busca e poderá adicionar com multi-selecção os produtos desejados à lista.
- A partir de um arquivo CSV com estrutura fixa: É possível criar um arquivo CSV (com excel) contendo 3 colunas na seguinte ordem, para processar uma vasta lista:
- Referência do produto ou código de barras
- Unidades que entram (ou saem ou são transferidas)
- Código de barras do produto (opcional)
- Carregamento a partir de uma ordem de venda: Por ID de ordem, se você especificar um ID de ordem os produtos da ordem serão carregados na lista, com suas unidades, isto é usado para empresas que usam dropshipping ou que preenchem estoque, dependendo das ordens de venda.
Na grelha mostra-nos as colunas de stock na origem (se vamos fazer uma saída de mercadorias), no destino (se vamos fazer uma entrada) ou ambas as colunas se o que vamos fazer é uma transferência entre lojas/armazéns.
A verificação “run now” (correr agora)
É possível fazer propostas de transferência que não precisam ser executadas naquele momento, isto é válido para fazer uma ordem por seções, as ordens que não são processadas aparecem na lista com um X em vermelho, as ordens naquele estado ainda não modificaram o estoque da loja, estão pendentes de “execução”. Quando você realmente quiser fazer a operação de entrada/saída/transferência simplesmente selecione “executar agora” e depois clique em “salvar”.
Uma ordem já executada não pode ser executada novamente, só pode ser consultada e verificada, no caso de produtos com stock avançado, quais os movimentos de mercadorias que ocorreram nos armazéns afectados. Nas lojas sem estoque avançado, o botão “ver movimentos” não mostrará informações.


