Para fazer devoluções do POS, será suficiente colocar unidades em negativo do que nos é devolvido. Desta forma, se ao vender as unidades são “positivas”, quando alguém devolve um produto vamos colocá-las em “negativo”, colocando o sinal negativo “-” na frente das unidades.
Para isso, usaremos o pequeno comando “%” seguido das unidades devolvidas com o sinal negativo na frente e pressionaremos ENTER
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Com este comando, o PDV entende que o próximo produto a ser adicionado por qualquer um dos métodos será em unidades de “-3” (devolver 3 unidades)
Desta forma, poderemos devolver o stock ao nosso armazém. Então, na venda, vários cenários podem ocorrer:
– Que o cliente quer outras coisas da loja, às quais o convidamos a levar tudo e a acrescentar ao mesmo bilhete, se o valor final for positivo é cobrado e se for negativo aplica-se a política de devolução da loja (dinheiro de volta, voucher, etc).
– Se o cliente não quiser mais nada, fecharemos o ticket negativo e procederemos à aplicação da política de devolução da loja, que pode ser um reembolso em dinheiro ou a geração de um voucher, como explicado no capítulo “manuseio do POS”.


