Gestão de catálogos – Produtos

Outra parte fundamental da nossa gestão é a manutenção do catálogo, a partir do menu “catálogo” da Innovacommerce poderemos aceder a todas as opções referentes ao catálogo de produtos, categorias, grupos de atributos e atributos, etiquetas de prateleira (para loja física) e o gerador massivo de ofertas de produtos.

A janela principal da administração mostra o aspecto do topo, no lado esquerdo temos uma área filtrante, com 4 abas e no lado direito está a lista de produtos, esta lista mostrará os produtos que correspondem aos filtros, será nesta lista onde selecionaremos o produto (ou produtos) com o qual iremos operar.

Na parte dos filtros, temos 3 botões, que é “novo”, “editar” e “apagar”, estes botões actuam na gestão do filtro apresentado, ou seja, se estamos a filtrar por categorias, estes botões vão permitir-lhe adicionar uma nova categoria, editar a seleccionada ou apagá-la, o mesmo para os filtros “fabricantes” e “fornecedores”.

NOTA: Para ativar um filtro, clique duas vezes em uma categoria / fabricante / fornecedor.

O separador “pesquisa avançada”

Além dos 3 filtros descritos acima, temos a possibilidade de lançar uma pesquisa avançada ou mais refinada, para isso, temos à nossa disposição o seguinte formulário.

Pode escrever na caixa “Descrição” um texto ou palavras-chave para procurar produtos, mas além disso, podemos limitar a pesquisa a uma (ou mais) categoria, um (ou mais) fabricante e um (ou mais) fornecedor, pelo que a pesquisa será mais refinada, uma vez que apenas pesquisará dentro das categorias / fabricante / fornecedor indicados nas respectivas caixas. O botão de pesquisa iniciará a pesquisa e a lista de produtos mostrará todos os resultados encontrados na base de dados.

Na parte de produtos, temos os botões “refresh”, “new”, “edit” e “delete” produtos, com estes botões, faremos estas ações em nosso catálogo, a janela de editar/criar produtos é uma janela multi-tabulação e o comportamento é semelhante ao PrestaShop.

Entrar ou editar um produto sem multi-loja e com multi-loja, selecionando uma loja específica

A diferença entre criar / editar um produto num ambiente multi-loja (com uma loja seleccionada) e num único ambiente de loja é muito básica, deve saber que no PrestaShop, se trabalhar com multi-loja, existem certos dados nos produtos que são comuns a todos eles, estes dados são representados na forma com um quadrado “laranja”, portanto, se você modificar esse campo em um ambiente de múltiplas lojas, esses dados serão alterados para esse mesmo produto em todas as lojas, enquanto que se você modificar qualquer outro dado sem o “quadrado laranja” você estará modificando os dados “somente” para a loja selecionada no seletor de lojas do ERP.

Descrição e separador SEO

Aqui especificaremos os dados referentes à descrição do produto e ao SEO (meta tags para posicionamento). Temos espaços para definir o nome, tanto as descrições (a curta como a longa), os textos que são mostrados na web para quando é possível encomendar mesmo que não haja stock e para quando não é possível, assim como as etiquetas SEO do produto, ou seja, o meta título, as meta palavras-chave e a meta descrição, assim como a URL amigável ou url curta. Neste separador vemos também um selector de “idiomas” que nos facilita a introdução de dados em todos os idiomas que temos instalados na nossa PrestaShop.

Importação do ICECAT

Você pode usar o ICECAT para recuperar informações do produto, como seu nome, descrições, dados técnicos e até mesmo imagens. Para utilizar esta funcionalidade, é necessário ter um nome de usuário e senha válidos no ICECAT que permitam o acesso a todo o catálogo, já que uma conta gratuita é limitada e você pode não obter resultados de pesquisa.

Para uma recuperação bem sucedida do ICECAT, é necessário especificar um código de barras do produto ou, na sua falta, o partNumber e o fabricante do produto. Se a pesquisa for bem sucedida, os campos nome, descrição curta e longa e imagem (se houver) serão preenchidos automaticamente e poderemos transferir esta informação para a janela principal do produto.

O separador “Informação

No separador “informação”, serão introduzidos os dados de identificação do produto tais como a referência, o código de barras, o UPC, o preço de custo sem IVA, o preço de venda SEM IVA e COM IVA, a regra fiscal que irá tributar o produto, o preço unitário e a referência unitária e preços específicos, entre outras opções.

Gestão de códigos de barras

Innovacommerce permite a geração aleatória de códigos de barras, geração com códigos do fabricante e do produto e também permite atribuir mais códigos de barras a um produto com o botão “gestão Ean13”.

Preços específicos

É possível indicar uma variação do preço do produto de acordo com as condições estabelecidas, como uma restrição por grupo de clientes, por loja (em várias lojas), para um cliente específico, etc. Isto é chamado de “preço específico” e faz com que o preço varie por uma porcentagem ou uma quantia se estas restrições forem cumpridas. Você pode adicionar quantos preços específicos quiser, o programa aplicará aqueles que cumprem com as restrições, se houver vários que cumprem, sempre levará o que tiver o menor impacto de desconto.

Na seção “para”, especificar as restrições por loja, moeda, país ou grupo de clientes.

Na seção “Cliente” você especifica se o preço específico será aplicado exclusivamente a um cliente ou a todos

Na seção “combinações”, selecione uma combinação específica de produtos ou todas elas (no caso de produtos com combinações)

Na seção “disponível de: até:” você especifica as datas de validade, se colocar as duas datas na mesma, a duração será indefinida.

Na seção “de X unidades” você deve especificar quantas unidades são necessárias para adicionar a uma venda para o preço específico a entrar em operação.

Em “preço do produto” você especifica se este preço específico deve ser baseado em um preço diferente do preço do produto.

E em “aplicar uma redução de” você especifica o desconto em porcentagem ou valor que será aplicado ao preço do produto.

O separador “associações

Nesta aba você pode atribuir as categorias nas quais o produto estará visível no lado esquerdo, selecione todas as categorias que você precisa. Então, no lado direito, você deve escolher a categoria padrão dentro daqueles selecionados como um catálogo e o fabricante do seu produto.

O separador “transporte

Este separador especifica se o produto pode ser transportado por todas as transportadoras disponíveis ou apenas por algumas delas. À esquerda, seleccione as transportadoras que podem transportar este produto. Note que não seleccionar nenhum deles significa que qualquer transportador pode transportar este produto (ou seja, seleccionar todos eles). No lado direito pode especificar as características físicas do produto, tais como largura, altura e profundidade, o peso e se requer um custo adicional (sem IVA) que será adicionado ao preço de transporte no cálculo do mesmo nas operações de venda.

O separador Imagens

As imagens que serão visíveis do produto na web são geridas neste separador, aqui pode adicionar, substituir ou apagar imagens do produto. Quando você salvar o produto, Innovacommerce irá gerar as miniaturas de acordo com a configuração da imagem da sua loja e carregá-las para o servidor via FTP (é importante que o servidor FTP esteja configurado corretamente ou não irá funcionar). Neste separador, para além de gerir a adição, substituição e eliminação da própria imagem, pode actualizar as legendas em qualquer um dos idiomas instalados.

NOTA: Para apagar uma imagem, seleccione-a e prima a tecla DEL. Note que esta ação é dinâmica, ou seja, se você estiver editando um produto e apagar uma imagem, ela será apagada, mesmo que você não salve nenhuma outra alteração no produto.

O separador “combinações

Neste separador podemos gerar diferentes combinações de atributos: valor de um produto, para gerar combinações, é necessário ter grupos de atributos e atributos descarregados, esta gestão pode ser lida abaixo neste artigo. Para gerar combinações para um produto, clique no botão “gerar combinações”

Para a correta geração de atributos, devemos primeiro selecionar o grupo e depois quantos atributos queremos gerar dentro desse grupo. No exemplo da imagem anterior, as combinações geradas seriam as mostradas na janela seguinte.

Se você olhar, a aplicação criou uma combinação de atributos para cada um dos escolhidos na janela de gerenciamento de atributos. Depois, só temos de especificar os impactos de preço e peso, indicar uma referência, código de barras e upc (se necessário) para cada combinação e qual será a combinação padrão.

Ao editar uma combinação, é exibida a seguinte janela:

Nesta janela podemos indicar os dados de identificação da combinação, juntamente com outros campos

“Preço de venda por grosso” é o preço de custo desta combinação, se for zero, entende-se que o custo é o do produto principal.

“impacto no preço”, é um aumento no preço base do produto, você pode especificar o impacto com ou sem IVA. O preço final do produto será mostrado na caixa “Preço resultante c/ IVA”. Se quiser que o impacto do preço resulte num preço inferior ao do produto principal, indique com um sinal negativo (-) o impacto do preço desejado.

“impacto por peso”, o mesmo que o preço mas aplicado ao peso do produto, o peso total do produto será o peso do produto principal mais o peso adicionado por esta combinação (se necessário).

Voltando ao separador de combinações, o botão “copy reference” copia o conjunto de referência para o produto pai em todas as combinações e o botão “EAN 13 random” preenche os espaços vazios no campo EAN13 de cada combinação com um código de barras aleatório.

O botão “combinação padrão” define a combinação selecionada como a combinação padrão do produto, cada produto com combinações deve ter uma combinação padrão.

O separador “características

As características definem uma ficha técnica do produto, a sua gestão é semelhante à dos atributos. Para criar características e valores fixos é necessário utilizar o backoffice da presatshop, então, no separador “características” poderemos definir a ficha técnica do produto de uma forma simples.

Na lista, você verá todas as características disponíveis para os produtos, na coluna central, composta de listas suspensas, você pode selecionar um valor predefinido para aquela característica, ou, se desejar, você pode definir um valor personalizado na coluna da direita. Isto faz com que o produto exiba uma folha de dados no front office do site. É importante notar que, para que as alterações das características sejam salvas, é necessário pressionar o botão “salvar” na parte inferior da grade de dados.

Quantidades e Separador Armazenado

Neste separador podemos gerir o stock do produto manual, a carga inicial (se utilizar stock avançado), estabelecer stock manual ou avançado, atribuir o produto a um armazém e enviá-lo para o desenhador de etiquetas. Vejamos primeiro como é que fica a conta em questão.

Na lista temos o produto (ou suas combinações se o tiver), nela poderemos estabelecer, manualmente, o estoque atual do produto e, além disso, poderemos indicar um estoque de segurança (ou mínimo), um estoque máximo e uma legenda para escrever a localização dentro do depósito.

O estoque avançado de produtos

PrestaShop gere o stock de produtos de duas formas diferentes, por um lado, existe a gestão “manual”, que simplesmente subtrai o stock a cada venda e depois, as substituições devem ser feitas manualmente dentro do ficheiro de produtos, embora com o innovacommerce, possamos fazer a entrada deste stock de uma forma mais automatizada com a gestão de “compras a fornecedores”, e por outro lado existe o “stock avançado de produtos” cuja gestão está ligada às “lojas”. Já as entradas e saídas serão melhor registradas e poderemos utilizar opções de gestão avançada de estoque, tanto no comércio inovador como na pré-loja. Se você estiver criando um produto e quiser usar a gestão avançada de estoque, você deve indicá-lo marcando a caixa “estoque avançado”. Isto abrirá mais opções à direita, o “produto da loja” faz com que o produto possa ser armazenado em qualquer um dos armazéns que selecionamos na lista e no fundo, você pode escolher a loja de carregamento do estoque especificado na coluna “você”, com isso, você pode criar um produto e fazer uma carga inicial de estoque tudo em uma única operação. A partir desse momento, não será mais possível modificar as unidades neste separador, terá de as modificar com a opção “stock consolidado” no separador “armazéns” ou fazendo uma regularização (entrada ou saída de stock com a opção “compras ao fornecedor”).

A rotulagem do produto

Você pode enviar a partir deste separador para o designer tantas etiquetas quanto o produto tem em estoque ou combinações (o que você preferir) usando um dos dois botões abaixo. Isto irá adicionar filas ao designer. Se você quiser pré-visualizar as etiquetas recém-geradas, deixe a caixa de seleção “pré-visualizar imediatamente” marcada. O design, gestão e impressão de etiquetas de prateleira é explicado nesta página do wiki POS

O botão “dados avançados do produto”

Este botão lança o que é o motor de busca de produtos, onde podemos pesquisar e filtrar para ver uma lista de produtos, então, vamos ver informações importantes, como o estoque de outras lojas e preços de venda de outras lojas, entre outros parâmetros úteis.

Nesta janela poderemos ver rapidamente o estoque de outras lojas, os preços, se o produto utiliza estoque avançado ou não, além de poder adicionar, editar ou remover produtos daqui (esta janela pode ser retirada em muitos lugares da aplicação)

O botão “acompanhamento avançado de estoque”

Se utilizarmos o sistema avançado de stock PrestaShop, podemos ter um melhor controlo sobre as entradas e saídas da mercadoria, neste sentido, ao premir este botão ao seleccionar um produto que tenha activado o stock avançado, veremos ampla informação sobre os seus movimentos e os stocks, tanto por loja, como por armazém, como o lógico.

Nesta janela você pode ver, selecionando cada um de seus armazéns, os movimentos detalhados de entradas de produtos, unidades, funcionário que fez a entrada ou saída, o estoque total da loja (ou lojas) e o estoque em cada um dos armazéns, também calculará o “estoque lógico”, ou seja, o estoque calculado somando todas as entradas e subtraindo as saídas. Como regra geral, o estoque lógico deve coincidir com o estoque nas lojas e este, por sua vez, deve coincidir em sua soma na loja da qual depende.

O menu de contexto na janela do produto

Ao clicar com o botão direito do mouse na lista de produtos, um menu de contexto aparecerá com as opções mais típicas da gestão do produto, pode ser útil para uma rápida gestão dos dados.

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