Manipular o POS InnovaCommerce é extremamente simples e há poucas orientações a seguir. Após a configuração inicial do programa (se ainda não o leu, faça-o agora) abriremos nosso POS para o pagamento e veremos a janela de venda inicial, agora explicaremos suas diferentes partes.
Sessões de abertura do POS
Innovacommerce trabalha com “sessões” de vendas, uma sessão pode ser qualquer período de tempo, pode ser horas, um dia ou uma semana, isso depende do comerciante. O ciclo e a tonelagem de vendas são calculados desde o momento em que uma sessão é aberta no terminal até o seu encerramento. Quando queremos abrir um POS para a colecção, o innovacommerce examina primeiro se já existe uma sessão em curso, se existe, avisa que no caso de continuar com a abertura, vai continuar com a sessão actual. No caso de responder NÃO à pergunta que o sistema nos faz, Innovacommerce mostrará a janela de fechamento para fechar a sessão antes e ser capaz de abrir uma nova. O fechamento e a totalização do POS é explicado em outra seção do nosso WIKI. Quando uma sessão é aberta pela primeira vez, é necessário introduzir o que chamaremos de “dinheiro inicial” que é o dinheiro que está na caixa de moedas naquele momento e que é o dinheiro inicial para iniciar a sessão.

Nesta janela vamos introduzir esse dinheiro inicial e vamos dar-lhe ao SAVE, se fecharmos a janela sem introduzir quaisquer dados, o POS vai entender que se abre com ZERO de dinheiro inicial. Este valor não pode ser modificado, se você cometeu um erro, feche a sessão e abra uma nova antes de vender. Após esta operação, o POS carrega a sua visão principal.

Podemos dividir a área de trabalho do InnovaCommerce POS em 4 partes diferentes, cada uma com sua tarefa e seu funcionamento. Antes de aprofundarmos na gestão do PDV, veremos estas 4 áreas
Área de controlo de bilhetes

Aqui vemos a barra de botões, onde explicaremos o que é cada um, a área das linhas de bilhetes, onde aparecerão os produtos e as suas quantidades e a barra total, onde se reflecte o total actual e o total, dinheiro dado e troco recebido do último bilhete criado no sistema, a fim de verificar os dados, se necessário.
Estes são os botões da esquerda para a direita:
Bilhete de estacionamento: Usado para estacionar uma venda e recuperá-lo mais tarde. Não vai pedir um nome descritivo e depois localizá-lo na lista. A lista de bilhetes estacionados é exibida se clicarmos no número laranja sobreposto ao lado do botão. Este número indica o número de bilhetes estacionados no POS actual. Não é possível recuperar bilhetes estacionados em outros dispositivos, mesmo que pertençam ao mesmo POS.
Aplicar descontos a produtos ou bilhetes manualmente: Em algum ponto da venda pode ser necessário especificar um desconto para um produto específico ou para o total do bilhete. Innovacommerce pode estabelecer dois tipos de descontos para ambos os produtos e para o bilhete total, ou seja, desconto por quantidade (um desconto direto sobre o preço do dinheiro) ou desconto por porcentagem (uma porcentagem é estabelecida para ser subtraída do preço do produto ou do bilhete total).
Para estabelecer um desconto em um produto, primeiro você deve selecioná-lo e depois pressionar o botão “aplicar descontos”. Se você não selecionar nenhum produto, o programa vai entender que você quer fazer um desconto no total, então a opção “aplicar a todo o bilhete” na janela de desconto será bloqueada.

Montante: Este é o desconto a ser aplicado em dinheiro ou em percentagem. Exemplo, se você colocar 5, pode ser 5 ou 5%, você decide que com o seletor “percentual”, se estiver ligado, será 5% e se estiver desligado, será 5.
O selector “Aplicar sobre todos os bilhetes” é utilizado para aplicar o desconto a todo o bilhete, ignorando a linha previamente seleccionada. Se não houver uma linha no bilhete seleccionado, esta opção será definida como ON por defeito e bloqueada, não pode ser alterada.
Ao clicar em “guardar”, o desconto será aplicado ao bilhete como uma nova linha. Os descontos aplicados manualmente não contam como descontos na pré-shop, são linhas com valores negativos, portanto não há como contar quantos descontos você fez em um período de tempo.
Lixo Este botão é usado para remover uma linha, qualquer que seja a selecionada, e permite que você remova linhas de produtos ou linhas de desconto no caso de ter cometido um erro. Você pode corrigir um desconto ou um produto.
Adicionar manual do produtoAdicionar linha: Às vezes pode ser necessário adicionar uma linha manual ao bilhete, normalmente é usado para adicionar um produto não armazenado na base de dados. Com este botão, você pode adicionar uma linha que será contada apenas para esta venda, ela não será armazenada na sua base de dados.

Unidades: Indica as unidades que você vende o produto manualmente.
Descrição: Especifique o seu nome, que aparecerá no bilhete.
Preço base: Preço sem impostos sobre o produto. Se escrevermos um preço aqui, o preço com imposto (caixa inferior) será calculado automaticamente em relação ao imposto seleccionado na caixa do imposto (%).
Preço: O preço incluindo impostos, bem como o preço base, se escrevermos nesta caixa, o preço sem impostos será calculado automaticamente.
Produto sujeito a IVA: Esta caixa é automaticamente marcada e desmarcada de acordo com a área para a qual está a vender o POS (que por sua vez depende do cliente seleccionado), embora na maioria dos casos não tenha de tocar nesta opção, é sempre bom poder activá-la ou desactivá-la manualmente no caso de, por exemplo, o que está a introduzir é uma linha descritiva no bilhete.
Activar/desactivar botão edição/impressão de linhas: Este botão irá exibir uma janela que permite activar ou desactivar a edição quente das linhas do bilhete (unidades, descrição e preço) e activar ou desactivar a impressão do bilhete. Estas opções podem ser definidas por padrão na janela “configuração” do POS que é explicada no capítulo “instalação e configuração do POS”.
Botão
Cancelar todos os bilhetes: Usado para cancelar o bilhete inteiro. Todo o stock que foi reservado na venda é lançado e o POS está pronto para uma nova venda.
Os vendedores POS
Você terá visto sob os botões uma área chamada “fornecedor selecionado” e um menu suspenso. Aqui você encontrará os “vendedores” que podem vender no PDV. Estes vendedores são criados e editados a partir das opções de PDV (capítulo “Opções de PDV”).
O POS innovacommerce permite manter contas separadas para cada um de seus vendedores, sem misturar as vendas, isto significa que o mesmo equipamento POS pode ser gerenciado por vários vendedores, eles simplesmente têm que mudar no seletor para iniciar ou continuar suas contas. Quando um vendedor termina uma venda, ela é registrada para a sua conta e está pronta para uma nova conta para esse vendedor. Os vendedores podem fazer tudo na sua conta que o POS permite, ou seja, vendas, devoluções, descontos, bilhetes de estacionamento ou de desaparecimento, etc.
Innovacommerce leva em conta até mesmo o cliente a quem o vendedor está vendendo no momento em que muda o vendedor.
Área do painel de botões numéricos e botões de controle de vendas

Esta área inclui um teclado numérico para uso nos ecrãs tácteis e vários botões e funcionalidades, além da caixa de entrada de comandos para operar o POS.
Caixa de pesquisa ou atalhos: A caixa de texto no topo é uma caixa que nos permite adicionar produtos, procurá-los ou escrever pequenos comandos ou “atalhos”, que são atalhos para fazer diferentes funções rápidas no POS. Desta forma, nesta caixa podemos introduzir a referência ou o código de barras de um produto, que se existir na base de dados, o produto será adicionado automaticamente. Também podemos introduzir parte do nome de um produto e este irá automaticamente invocar o motor de busca do produto, que é o mesmo que clicar no botão “lupa” ao lado da caixa de texto.
Os atalhos estão disponíveis na caixa de comando Digite estes comandos e pressione ENTER para executá-los rapidamente.
- @[número de cliente]: Este comando faz o cliente POS mudar para o cliente cujo código corresponde a [número de cliente].
- #[código do cupom de desconto]: Para aplicar um cupom de desconto pré-shop (ou obtido com o PDV) na venda atual.
- + : Ao escrever este sinal e pressionar ENTER, a última linha inserida no bilhete será repetida.
- %[unidades]: Mudança rápida das unidades para a próxima introdução de um produto. O POS padrão vende com 1 unidade qualquer produto que passamos por código de barras ou selecionamos no painel de botões de produtos, com este comando podemos especificar quantas unidades queremos colocar naquela linha, por exemplo, se escrevermos %3 e pressionarmos enter, o próximo produto será adicionado com 3 unidades.
Os botões “quantidade” e “preço” permitem imitar o comportamento dos atalhos do teclado para estas acções. Assim, se pressionar 2 + QUANTIDADE e passar um produto, ele passará com 2 unidades. Da mesma forma, se você pressionar 15,50 + PREÇO e passar um produto, ele passará com o preço de 15,50 e não com o preço que ele traz da base de dados. É importante saber que o preço que especificamos desta forma será COM ou SEM IVA, dependendo do selector de IVA visível no painel de números.
O descobridor de produtos: Innovacommerce tem um poderoso motor de busca de produtos com muitas informações que agora vamos detalhar. O motor de busca pode ser chamado manualmente, clicando na lupa ou escrevendo parte do nome de um produto e pressionando ENTER. O motor de pesquisa também permite, entre outras funções, criar e editar produtos directamente na base de dados, para que estas alterações sejam reflectidas na nossa loja online.

Para pesquisar produtos no motor de busca, utilize a caixa superior. Você pode concatenar palavras com o sinal “+”, desta forma, sua busca será mais precisa e pressione ENTER ou clique no botão “lupa”. Você também pode filtrar os resultados para uma categoria específica, selecionando-a à esquerda. Os resultados são exibidos na grade central de dados, que tem duas vistas, a vista “expandida” e a vista “síntese”. Ambas as visões mostram a mesma informação, apenas a forma como os dados são exibidos é alterada.
Na vista detalhada vemos várias áreas, a grande grelha mostra os produtos e combinações, assim como as referências e códigos de barras, se seleccionarmos um produto da lista, veremos no fundo o stock de todas as nossas lojas e o preço e custo de venda de todas as nossas lojas também.
Para adicionar um produto ao bilhete, basta seleccioná-lo e clicar em OK. O motor de busca permite a adição múltipla de produtos, portanto, ao pressionar CTRL ou SHIFT ao selecionar produtos na grade, você pode adicionar a seleção ao bilhete. Isto é útil, por exemplo, se você tiver que adicionar vários produtos da mesma categoria.
Funções especiais do motor de busca
No topo da grelha principal, pode ver uma série de botões que o ajudam a realizar algumas tarefas. Você tem os 3 botões para adicionar, editar ou apagar produtos (em um ambiente multi-loja, esta ação será realizada apenas na loja da qual o POS depende). Você também tem um botão para alterar rapidamente o código de barras de um produto e outro para especificar a exibição do estoque.
Informações de estoque avançadas e armazenadas de um produto

Na visão expandida, pode-se ver uma tabela com esta informação, esta tabela indica, para cada loja, se o produto tem estoque avançado (primeira coluna) ou estoque armazenado (segunda coluna), a coluna “C” é um botão para alternar entre estoque armazenado e estoque avançado.
Esta informação é útil para saber se o produto selecionado tem, de fato, o estoque avançado (um tick verde apareceria) e que este produto está armazenado, devemos enfatizar que para o sistema de armazenamento funcionar corretamente, ambas as colunas devem estar em verde, se uma aparecer com um tick VERMELHO você deve pressionar o botão C daquela loja para corrigir a configuração. AVISO, isto é apenas para lojas que utilizam o estoque avançado e que realmente querem que o produto/combinação selecionada utilize o controle de estoque avançado. Para lojas com estoque manual, esta informação deve ser ignorada.
Informações de estoque da loja e do depósito
A parte “informação de estoque” pode mostrar o estoque das lojas, dos armazéns ou de ambos. Você tem que saber como funciona o estoque avançado na pré-shop se você quiser mostrar o estoque dos armazéns. Uma coisa é “loja” e outra coisa são “armazéns” que podem depender de uma loja. Se você mostrar os dois dados, você deve saber que o estoque de uma loja é O SUM do estoque de todas as lojas que dependem dele, então você pode ver um estoque diferente na coluna das lojas (estoque total) para as colunas das lojas daquela loja (estoque armazenado).
Botões de função no teclado numérico do POS
Ao lado do teclado numérico há uma série de botões para operar o POS, vamos ver para que serve cada um deles:
Movimentos de dinheiro Use este botão para especificar um dinheiro dentro ou fora da gaveta do dinheiro que não pertence a uma operação de venda. Isto pode ser utilizado para especificar, por exemplo, um levantamento para levar ao banco.

Descrição: Especifica uma descrição que será impressa no bilhete e guardada no registo de eventos da sessão.
Entrada – Retirada: Selecione o tipo de movimento que você vai fazer.
Montante: Montante da operação.
Imprimir bilhete: Selecione SIM se você quiser um bilhete para justificar o movimento.
O botão Cobrar Dívida Innovacommerce oferece um sistema completo de venda a crédito aos clientes, todo o sistema é explicado na seção “a venda a crédito no PDV”. Convidamos você a ler o capítulo completo para saber como funciona o sistema de cobrança e liquidação de créditos do POS innovacommerce. Aqui só vamos salientar que este botão está inactivo por defeito, só será activado se seleccionar um cliente para a venda que tenha a opção de pagar a crédito e que tenha uma factura pendente (total ou parcial).
O botão “charge order made in web” Existem lojas que oferecem aos seus clientes a possibilidade de fazer encomendas através do site e de os mandar buscar e pagar na loja física, este botão é utilizado para essa operação. Com este botão, vamos aceder às encomendas que foram colocadas através da web. Vamos selecionar a ordem que queremos cobrar e esta será transferida para o bilhete para cobrança. Neste caso, o innovacommerce não irá gerar uma nova encomenda, irá simplesmente escrever a já feita pelo cliente como “paga”.
O botão para fazer “devoluções” Este botão permite-lhe gerir eficazmente uma devolução de produtos na sua loja física, é amplamente explicado na secção “fazer devoluções no POS”.
Acabar a venda Use este botão para terminar a venda atual, a janela de pagamento se abrirá com várias opções para fechar o bilhete.

A caixa “montante” reflete o total da venda, então, abaixo você verá caixas para entrar os montantes para cada forma de pagamento disponível, use os botões com o nome da forma de pagamento para atribuir a essa forma de pagamento o total do montante ou o restante no caso de cobranças com formas de pagamento combinadas.
O botão “fim de venda” não aparecerá até que o total de ingressos tenha sido distribuído entre as formas de pagamento. Se o montante no formulário de pagamento “em dinheiro” for superior ao montante total, a alteração aparecerá na caixa “alteração”.
A geração de um voucher após um retorno
Se o bilhete destina-se a fechar com um valor negativo, podemos fazer 2 coisas, uma é devolver o valor ao cliente se essa for a nossa política de retorno, mas outra é gerar um vale de desconto que o cliente pode usar em uma compra futura, quer na loja física ou no site, uma vez que é um voucher Prestashop.

Nota: Apenas quando o valor for negativo, aparecerá o botão “generate voucher” (gerar vale).

Vemos vários campos na janela de geração de vouchers:
Descrição: Uma descrição do vale de desconto, o POS já propõe um, mas você pode colocar o que você quer.
Código (obrigatório): Este é o código do cupão que o cliente pode utilizar na web para descontar o valor do voucher, ou o código a ser introduzido no POS para descontar o voucher. Com o botão “gerar”, podemos gerar um aleatório.
Preço Base: O valor do desconto será normalmente o valor do bilhete negativo, mas você pode modificá-lo. Este montante será entendido com ou sem IVA, dependendo se a opção “este vale inclui IVA” estiver activada.
Início e fim da validade: Datas para as quais este voucher será válido.
Permitir utilização parcial: Se você marcar esta caixa, o cliente pode gastar o voucher mesmo que a próxima compra não cubra seu valor total. Neste caso, o voucher é atualizado com o novo valor disponível. Se você desativar esta opção, o vale será inválido mesmo que você não gaste o valor total.
Limite a este cliente: Isto significa que o voucher só pode ser utilizado pelo cliente para quem a devolução está sendo feita. Se for uma devolução genérica (para o cliente genérico do PDV), este voucher pode ser utilizado por qualquer cliente que o apresente dentro do seu período de validade.
Teclado no ecrã: Use-o para remover o teclado no ecrã, para aqueles dispositivos tácteis.
Selector de IVA: Utilize este botão para mudar entre preços com e sem IVA.
O painel de botões das categorias e produtos
Outra forma de adicionar produtos ao POS e talvez a mais utilizada por aqueles clientes que têm um terminal touchscreen são as categorias de botões e produtos, esta é dividida em duas partes, a superior, onde as categorias aparecem e a inferior que irá aparecer os produtos da categoria que selecionamos acima.
Para adicionar produtos, é tão simples como clicar (ou tocar no ecrã táctil) no mesmo. O InnovaCommerce aplicará automaticamente os preços específicos, bem como outras reduções de preços que tenha estipulado no seu website.
No painel da categoria você tem dois botões “HOME” e “UP”. HOME leva-o à categoria raiz da sua loja e UP leva-o um nível acima na árvore de directórios, caso tenha entrado numa categoria com subcategorias.
Sair do POS
Para sair da sessão atual, clique no ícone de saída na parte superior direita da tela.


