O multi-loja e o multiarmazém

Introdução à pré-loja multi-loja e multiarmazém

Desde a versão 1.5, a prestashop permite o que chamamos de “multistore”, que nada mais é do que poder controlar, a partir do mesmo backoffice, várias lojas online. Estas lojas podem ser agrupadas para partilhar clientes, encomendas e stocks ou simplesmente serem totalmente independentes umas das outras, embora haja dados que serão necessariamente comuns a todas elas, dá-nos a liberdade de planear uma estrutura de lojas, seja online, física, através da nossa solução “innovacommerce”.

A configuração de um ambiente “multistore” não é muito complexa, basta ter em conta certos factores e ser muito claro sobre o que se quer fazer antes de o configurar, uma vez que uma má configuração pode ter o efeito oposto ao desejado.

O “multiarmazém” também entra em jogo. Prestashop, também da versão 1.5, permite o uso de “estoque avançado”, que nada mais é do que manter o controle do estoque de produtos e suas combinações em armazéns. Estes armazéns também podem pertencer às lojas multimarcas. Com isso, os cenários possíveis são variados, mas os mais comuns são os seguintes:

  • Uma única loja com um ou mais armazéns
  • Várias lojas com uma loja cada
  • Várias lojas com vários armazéns

Não devemos cair no erro de que o “multistore” nos permitirá, por exemplo, ter preços diferentes de produtos, o multistore só é bom para termos estoque controlado e usarmos as ferramentas de inventário que incorporam o innovacommerce e a pré-shop. Para ter preços diferentes dos produtos é usado o “multistore” porque você pode ter preços diferentes para cada uma das lojas configuradas.

Como configurar o multi-store

Para ativar o multistore na pré-loja, vá para a aba “preferências” -> “Geral” e vá para a opção que diz “habilitar multistore”. Quando você clicar em “salvar” o menu “multistore” será ativado no menu principal da Prestashop, nesse momento, todos os nossos produtos serão automaticamente associados à loja padrão que é criada no sistema e que terá o nome da nossa loja, dentro do grupo de lojas “padrão”.
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Para adicionar novas lojas ou novos grupos, vamos navegar para o menu “Multistore” que pode ser encontrado no menu “parâmetros avançados” – “Multistore” (ou Múltiplas Lojas). Lá veremos nosso grupo “padrão” de lojas e, dependendo dele, nossa loja principal. Para adicionar uma nova loja, clique em “adicionar nova loja” nos botões superiores e se quisermos adicionar um novo grupo, clique em “adicionar novo grupo de lojas”.

Acrescentar uma nova loja ao nosso grupo de lojas

Se quisermos configurar várias lojas para que possamos controlá-las a partir do backoffice, clicaremos em “add new store” que exibirá o seguinte formulário:

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Uma loja consiste basicamente em alguns parâmetros, um nome que a identifica, o grupo de lojas a que pertence, a categoria que será considerada “categoria raiz” dentro da sua árvore de categorias e, por sua vez, você deve escolher quais categorias irão compor a lista de categorias desta nova loja, se você selecionar categorias que também estão associadas a outra loja, em ambas as lojas essa categoria será visível (embora eles não precisam ser visíveis seus produtos, pois os produtos podem ser registrados em uma ou outra loja indistintamente, em todas as lojas de uma vez ou em um grupo de lojas).

Salvamos as mudanças com “salvar”, com isto, já teremos criado a nossa nova loja.

Associação de clientes e produtos para as lojas disponíveis.

Quando o multistore é activado, podemos ver no menu superior junto ao logótipo da pré-loja (e no innovacommerce, na barra do título à esquerda), um selector onde podemos escolher entre “todas as lojas”, “um grupo de lojas” ou “uma loja específica”, dependendo da posição deste selector, estaremos a criar artigos para todas as lojas, para um grupo ou para uma loja específica. Com este selector podemos facilmente controlar com qual loja queremos trabalhar.

Há gerências em que não importa em que posição está o seletor, pois dentro de sua gerência teremos uma árvore de “associações” para dizer em que lojas queremos que esse item específico esteja disponível, isso acontece por exemplo, para os grupos de atributos e atributos ou para as regras fiscais, você não terá que criar vários itens para várias lojas, mas simplesmente criar uma e dizer em quais lojas esse item estará disponível ou não.

Criação de armazéns para cada loja

Como mencionamos na introdução deste artigo, cada loja pode ter uma ou mais lojas, deve-se ter em conta que as lojas só serão utilizadas para aqueles produtos que tenham o estoque avançado ativado como nos produtos sem esta gestão ativada, não aparecerão nas listas de inventário das lojas, para serem considerados produtos onde entramos as unidades manualmente.

Cada loja criada deve ser associada a uma ou mais lojas ou mesmo a um grupo de lojas. É óbvio que se um armazém está associado a 2 ou mais lojas, assume-se que é um armazém centralizado e que o stock que consultamos nos dará sempre o stock desse armazém (não das suas lojas).

Para que fique mais claro, cada loja física em si é um “armazém” e os produtos que lá estão expostos e que estão na sala dos fundos são produtos que estão armazenados no armazém associado a essa loja, mas repetimos que isto é única e exclusivamente para utilizar o sistema avançado de estoque da pré-shop. Se não vamos usá-lo, não será necessário criar lojas e cada loja terá seu próprio estoque manual que se refletirá nos produtos que estão associados a essa loja.

A gestão eficiente de um stock em várias lojas com ou sem armazéns.

Como comentamos, o sistema de armazenagem da pré-loja o que nos ajuda é a ter um controle mais preciso do nosso estoque, como localizações em armazém, controle efetivo do estoque porque poderemos ver todos os movimentos dos artigos, desde o momento de sua entrada até a sua venda, entre muitas outras opções. Se não utilizarmos armazéns, este stock é suposto ser manual e será controlado única e exclusivamente a partir da tabulação dos itens, ou seja, criar um item, na sua tabulação “quantidades” especificar quantas unidades existem e estão prontas e se quisermos adicionar mais unidades, devemos encontrar o produto, editá-lo e adicionar (modificar) as unidades existentes pelas novas, muito menos precisas e portanto menos eficazes, para além de não podermos ter as ferramentas necessárias para, por exemplo, desenvolver um inventário de stock valorizado.

O facto de utilizar ou não armazéns já é critério das necessidades do comerciante, aqui apenas expomos a operação de um e outro método, não é um melhor do que outro nem vice-versa, está simplesmente concebido para cobrir um grande número de necessidades dos comerciantes.

Innovacommerce, como configurar cada PDV para cada loja e para cada armazém.

O POS Innovacommerce é projetado para vender produtos de uma de suas lojas e, ao mesmo tempo, de uma de suas lojas (se você tiver mais de uma). Você pode especificar nas opções do PDV qual loja queremos subtrair o estoque no momento da venda e, por sua vez, qual loja irá subtrair o estoque. Se a loja que especificamos no POS não tiver armazéns, o POS subtrairá do estoque manual e não fará mais nada, agora, se você estiver subtraindo de uma loja, além de subtrair o estoque correspondente a essa loja, gerará um “movimento de armazém” que consiste em dizer que X produto foi vendido em unidades Y na ordem Z, então, como você pode ver, o controle subseqüente é muito melhor e mais eficiente.

Não será possível, por exemplo, que um POS seja subtraído de mais de um armazém ou mais de uma loja, para isso, terá de configurar vários terminais (mesmo que estejam dentro do mesmo computador), cada terminal criado pode ser associado, como já dissemos, a uma loja e a um armazém (se existir).

O armazenamento de produtos para a gestão avançada do stock

Para que o sistema de armazenagem funcione, não basta apenas criar as lojas e associá-las às lojas, os produtos também devem ser armazenados, para isso, existe uma opção no comércio inovador de armazenar todos os produtos de uma loja em um armazém específico (daquela loja). Será impossível armazenar um produto em uma loja que não esteja associada à loja a que o produto pertence. Quando um produto é armazenado, não é mais possível especificar unidades manualmente dentro do seu arquivo (os campos aparecerão desativados), e isto porque os movimentos de estoque deste produto terão que ser realizados com a opção “movimentos de estoque” dentro do menu “estoque” da pré-loja ou do mesmo menu “armazéns” – > “movimentos de estoque” em Innovacommerce, onde você pode especificar as unidades que entram, saem ou são transferidas de um armazém para outro. Para transferir os produtos, é óbvio que os armazéns envolvidos devem pertencer à mesma loja.

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