O separador avançado contém o resto das configurações que não são frequentemente modificadas, tais como as transportadoras, os países e áreas, os impostos, etc. Vamos agora explicar todas as opções do menu. Para aceder à gestão avançada, clique no separador “avançado” no menu superior. [/vc_column_text] [vc_column_text] [vc_column_text
Portadoras
Os portadores que utilizaremos na loja online ou na loja física, você pode gerenciá-los a partir daqui. Para acessar, clique no botão “portadores” no menu à esquerda.

Você pode adicionar novas operadoras com “Nova operadora” e editá-las com “Edição avançada“. Com o botão “Recarregar imagens” vamos recarregar as imagens na lista de dados.

- Nome: Nome do portador
- Tempo de trânsito: Recepção ou envio de tempo de trânsito
- Classificação de velocidade: Numérica para indicar qual é a portadora mais rápida
- URL de rastreamento: URL do rastreamento do envio.
- Livre: Indica se é livre ou não
- Custos de manuseamento: indica se os custos de manuseamento se aplicam
- Regras fiscais: A regra fiscal que rege o preço do transporte
- Grupos: Grupos de clientes que podem utilizar esta transportadora
- Multistore: Lojas Multistore que podem utilizar a transportadora.
- Zonas: Áreas de operação do transportador.
- Preço de acordo com o intervalo e zona: Nesta lista você especifica o preço para a zona e intervalo em questão.
- Ordens: Ele estipula o tipo de cálculo do preço, seja por peso ou por preço.
- Botão De/para e adicionar: Adiciona um novo intervalo à lista.
- Altura/Largura/Profundidade/Peso: Dimensões máximas para o transportador
- Botão de imagem: Mude o logotipo da transportadora.
Zonas
As áreas de entrega para os transportadores, as áreas não têm de ser continentes, podem ser áreas do mesmo país, por exemplo, em Espanha poderíamos diferenciar 4 áreas, (Península, Ilhas Baleares, Ilhas Canárias e Ceuta e Melilla) uma vez que geograficamente pode diferenciar os preços dos fretes. Com esta gestão seremos capazes de criar todas as zonas que precisamos. Para acessar as zonas, clique em “zonas”, à esquerda.

Você pode adicionar novas zonas com “Nova zona“, você pode fazer isso diretamente na lista e validar com “Salvar alterações”.
Os países.
Os países da nossa loja online que determinam cada zona, pode gerir os países a partir do botão “países” no menu da esquerda.

Com os botões habituais, você pode criar, modificar e excluir países.

- Nome: Nome do país e língua de apresentação
- Código ISO: código ISO do país
- Prefixo: prefixo telefónico comum
- Formato: Formato CEP
- Zona: Zona a que o país pertence dentro dos criados.
- Moeda: Moeda do país
- Ativo: Se o país estará ativo para uso ou não
- Você precisa de CP: Se você precisa de código postal
- NIF: Se o país precisa da NIF dos usuários
- Estados: Se o país contém estados ou províncias
- Mostrar etiqueta fiscal: Indica se a etiqueta “impostos incluídos” é exibida.
Províncias / Estados
Use esta gestão para criar e gerir as províncias ou estados dos países, para aceder à gestão, use o botão “províncias / estados” no menu da esquerda.

Com os botões “new status”, “edit status” e “delete status” você controla a criação, modificação e exclusão de registros.

- Nome: Nome do estado ou província
- Código ISO: Código ISO da província.
- Zona: Zona à qual o estado pertence.
- País: País onde o estado está localizado
- Activa: Quer a província esteja activa ou não.
Configuração do local.
Aqui podemos configurar os parâmetros para toda a loja, tanto ONLINE como físico através do innovacommerce. Estes parâmetros são os referidos ao local, tais como idioma, país ou moeda por defeito, bem como as unidades de medida.

- Idioma padrão: Vamos selecionar, a partir das línguas instaladas no Prestashop, qual queremos ser o padrão para a loja ONLINE e o aplicativo (esta não é a linguagem de interface, não confundir)
- País predefinido: O país predefinido da loja, deve ser um dos criados na aplicação.
- Moeda predefinida: A moeda predefinida da loja.
- Fuso horário: O fuso horário da loja, que deve corresponder ao fuso horário do país.
- Etiquetas de medição: são estabelecidas 4 unidades de medição que, dependendo do país, terão uma ou outra configuração.
Clicando em “salvar”, os parâmetros serão salvos.
Moedas
As moedas que podem ser utilizadas na loja online e no innovacommerce, para aceder à gestão de moedas, clique em “moedas” no menu da esquerda.

Com os botões “nova moeda”, “edição avançada” e “apagar moeda” você pode controlar os registros da lista.

- Nome: Nome da moeda
- Código ISO: nome da moeda ISO
- Número de código ISO: código numérico ISO
- Símbolo: Sinal de moeda
- Taxa de câmbio: A taxa de câmbio em relação ao dólar
- Mostrar casas decimais: Indica se a moeda utiliza casas decimais
- Espaço após símbolo: Indica se deve ser colocado um espaço entre o último dígito e o símbolo
- Ativado: Indica se a moeda está ativada para uso.
Impostos
Para gerir os impostos que iremos utilizar na aplicação e na nossa loja online acederemos a esta gestão. Os impostos nos ajudarão a especificar os incrementos de impostos nos produtos e transportes utilizados no programa e na loja. Para acessar os impostos, clique em “impostos” no menu à esquerda.

Com os botões “novo imposto”, “editar imposto” e “remover imposto”, podemos criar, modificar ou remover impostos do sistema.

- Nome: Nome literário do imposto
- Taxa (%): Percentagem de imposto
- Ativo: Se o imposto está ou não ativo para uso.
As regras fiscais
As regras fiscais são usadas para determinar como diferentes impostos são aplicados nos diferentes cenários que podem ocorrer em um país ou área. Para vermos claramente quais são as regras fiscais, vejamos um exemplo.
País: SpainTaxes
IVA 21% Impostos
IGIC 7% (Ilhas Canárias)
Regras fiscais1
– Península – regra que torna 21% aplicável2
Ilhas Canárias – regra que torna 7% aplicável
Para aceder à gestão de “regras fiscais”, clique no botão “regras fiscais” no menu da esquerda.

Com os botões “nova regra fiscal”, “editar regra fiscal” e “eliminar regra fiscal” podemos controlar os registros na lista.

- Nome: O nome da norma fiscal
- Ativo: Se a regra está ativa ou não
Na lista abaixo, vamos definir as “regras” para esta “regra fiscal”. Para adicionar uma nova regra, clique em “Nova regra”.

- Descrição: Descrição das regras fiscais
- País: O país a que a regra se refere
- Estado: A província ou estado para a regra fiscal
- Taxa: O imposto, a partir daqueles definidos no pedido, que aplicarão esta regra.
- Cp start: Iniciar código postal para a aplicação da regra
- Cp fin: Código postal de fim para a aplicação da regra.
Configuração do modelo
Nesta gestão iremos especificar os parâmetros básicos da nossa loja, tais como dados, conta bancária, notas gerais, bem como os modelos utilizados na gestão da aplicação. Para acessar essa configuração, clique em “template configuration” no menu à esquerda.

- Dados da empresa: Estes são os dados fiscais da nossa empresa.
- Titular da conta bancária: Especifique o titular da conta bancária
- A verificar conta: Especifique a conta corrente principal da empresa
- Nota geral: Qualquer nota que você queira salvar na sua configuração
- Linhas para a quebra de página: Linhas para a quebra automática de página nos documentos.
Grupo “Modelos de fatura”
Aqui é onde especificamos os modelos html para a fatura, podemos indicar o cabeçalho, o rodapé e um modelo para a fatura da Web e para a fatura manual.
Grupo “Modelos para encomendas a fornecedores”
Aqui é onde especificamos os modelos para pedidos de fornecedores.
Grupo “Modelos de relatórios
Aqui é onde especificamos o rodapé, corpo e cabeçalho das listas de aplicações. [/vc_column_text] [vc_column_text] [vc_column_text
Os empregados
Os funcionários são os usuários que terão acesso ao backoffice e pré-shop da aplicação, você pode configurar quantos funcionários você precisar e cada um poderá ter acesso a toda ou parte da aplicação estipulada na seção de “permissões” que veremos mais adiante. Para acessar a gestão de funcionários, clique em “funcionários” no menu à esquerda.

Você pode criar um novo funcionário com “novo funcionário” ou editar um já existente com “editar funcionário”.

- Nome: O nome do empregado
- Email: O e-mail do funcionário, você o usará para acessar a aplicação.
- Apelido: Apelido do funcionário
- Senha: Senha de acesso
- Idioma: Idioma predefinido
- Perfil de acesso: O perfil de acesso do usuário
- Ativo: Seja ativo ou não
- Lojas: A partir da loja múltipla, as lojas a que este funcionário terá acesso.
Permissões de acesso
A fim de proteger o aplicativo contra o uso não autorizado, somente os funcionários registrados poderão acessá-lo. Além disso, poderemos estabelecer quais partes do programa queremos colocar à sua disposição. Para esta gestão, vamos criar aquilo a que chamaremos “perfis de utilizador”. Para aceder a esta gestão, clicaremos em “permissões de acesso” e teremos de criar ou editar os perfis antes de estabelecer as permissões.

Com “novo perfil” e “editar perfil” vamos controlar os registos.

- Nome: Nome do perfil de acesso e seu idioma
Uma vez criados os perfis, nós os selecionamos e definimos permissões para esses perfis, o que afetará todos os usuários que estão nesse perfil.
Definir permissões
Podemos definir as permissões com o botão “permissões” na barra de ferramentas

Nesta lista podemos decidir se queremos que ele tenha acesso apenas para “ver” ou para “criar / editar”, se não queremos que ele tenha acesso de qualquer tipo, não vamos marcar nenhuma caixa.


