Em qualquer loja que seja digna, há clientes que têm “crédito”, ou seja, podem levar produtos de nossas lojas, sem pagar e, em um dia posterior, vir a liquidar parte ou toda essa dívida.
O InnovaCommerce incorpora um sistema de crédito ao cliente fácil de usar que será útil nesta gestão. Então, vamos ver, passo a passo, em que consiste este sistema.
1 – A primeira coisa a fazer é atribuir um crédito ao cliente.
A atribuição de crédito é feita a partir de opções -> atribuir crédito ao cliente.
1. Clicamos nas opções no canto superior direito.
2. Na janela “opções”, clique em “atribuir crédito ao cliente”

3 . Clique em “atribuir crédito ao cliente” na lista

4. Na lista devemos selecionar o cliente ao qual queremos atribuir o crédito (você pode ajudar com a caixa de filtro inteligente) e depois, em “crédito máximo” colocar o limite de crédito que este cliente poderá usar em suas compras.
2 – A forma de pagamento “por conta” no POS InnovaCommerce
Para cobrar a um cliente no POS a dívida, a primeira coisa é mudar o cliente no POS, esta mudança deve ser feita ANTES de fechar o ticket atual. Para mudar o cliente, clique em “CHANGE CLIENT”
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Uma vez que o POS tenha o cliente desejado, procedemos à venda da forma normal e ao fechar o bilhete com o botão “VENDA FINAL”, teríamos de escolher como forma de pagamento “Por conta” como mostra a imagem seguinte.
Importante: O botão “On Account” só aparecerá para os clientes que tenham crédito e não o tenham esgotado. Se o valor da venda exceder o seu crédito disponível, o POS Innovacommerce não lhe permitirá utilizar o método de pagamento “por conta” nesta operação.
3 – O cliente vem para pagar parte ou a totalidade da sua dívida, como devo proceder? – O sistema de liquidação de faturas não pagas do InnovaCommerce POS
As dívidas de um cliente são liquidadas no mesmo POS, como se segue.
A primeira coisa, quanto à cobrança a crédito, é seleccionar esse cliente no POS como aprendemos no ponto 2. Depois, premimos o botão “COLLECT DEBT” no POS, isto abrirá a janela de cobrança de dívidas.

Quando clicarmos em “cobrar dívidas” veremos a janela das facturas pendentes, explicaremos todas as suas partes e como funciona.

Na janela de liquidação de facturas vemos 4 áreas diferentes, cada uma tem uma função diferente, vamos decompor o que cada uma é e como utilizá-las para liquidar as dívidas dos nossos clientes.
1 – Área de Notificação para faturas pendentes (total ou parcial) Nesta lista veremos as faturas que você tem pendentes de pagamento, só veremos faturas que tenham algum valor pendente, no momento em que a fatura já estiver paga na íntegra, ela não aparecerá nesta lista. Nas colunas, você pode ver a data, o número da fatura e o valor total da fatura:
- Pago: Reflete o valor que o cliente pagou por essa fatura, se ainda não totalmente pago
- Pendente: Ela reflete o valor pendente de pagamento, é a diferença entre o valor total e o que já foi pago.
- Cobrar: Esta coluna destina-se a entrar, manualmente, o montante que você deseja liquidar a partir desta fatura, ao clicar duas vezes na linha, o programa assume que você deseja anotar a fatura como paga e automaticamente colocará nesta caixa o montante pendente dessa fatura (total ou parcial).
2 – Área de relatório de totais Os totais refletem quanto crédito o cliente tem disponível, qual é a dívida atual (que é a soma dos valores pendentes das faturas não pagas), o “total cobrado” que é a soma do que pretendemos cobrar dele e o “total a ser devolvido” que nos diz o que devolver se ele nos deu mais dinheiro do que realmente deve, esses dados aparecerão combinados com a ação que agora explicamos na área 3.
3 – Pedido de pagamento automático Pode acontecer que o cliente venha com uma quantia e queira aplicá-la automaticamente às suas facturas pendentes. Para isso, entraremos na caixa que quantia de dinheiro ele traz e clicaremos em “aplicar pagamento”. Innovacommerce, dependendo da seleção de “velho primeiro” ou “novo primeiro”, aplicará os pagamentos naquelas faturas que tenham algum valor pendente, até esgotar o valor que colocamos naquela caixa. Se a quantia devida for inferior ao dinheiro entregue, a quantia a devolver aparecerá no campo “a devolver” na área 2 .
4 – A área onde especificamos como nos pagar as facturas Aqui você selecionará se o pagamento deve ser feito com cartão ou em dinheiro. Neste ponto, ao clicar em “CASH OUT”, o sistema anotará os pagamentos das facturas pendentes de acordo com os pagamentos estabelecidos na coluna “a pagar”, que podemos lembrar que pode ser manual ou automático com a área 3. Estas notas de pagamento serão refletidas no fechamento do POS e terão um código de cobrança que poderá ser visto nos documentos de pagamento da encomenda (tanto no ERP innovacommerce como na pré-venda).
Uma operação de cobrança de contas anterior é chamada de “cobrança de entrada de crédito”, portanto, é uma entrada de dinheiro (ou cartão) que não pertence a uma venda POS real desse dia, portanto, ao fechá-la irá em uma seção diferente e o dinheiro cobrado aparecerá como uma entrada de dinheiro como se fosse um movimento de dinheiro.
Quando um cliente paga faturas pendentes, sua disponibilidade aumenta, até o seu limite de crédito.


