Innovacommerce, tanto a sua versão POS como ERP incorpora um sistema de gestão de tarifas que lhe permite criar preços independentes para os produtos sem ter de modificar os preços da loja onlie. Estas tarifas são atribuídas a grupos de clientes para que qualquer cliente pertencente a um grupo no qual existam uma (ou várias) tarifas, o sistema aplique estes preços em vez dos preços originais dos produtos. Deve-se notar que estas tarifas são modificadoras do preço base, portanto, se também houver descontos ou preços específicos em um produto ou grupo, estes também serão aplicados.
As tarifas são atribuídas a grupos e criadas por loja (em ambientes de várias lojas) e são aplicadas automaticamente desde que sejam atribuídas a um determinado grupo de clientes.
No caso do POS, se quisermos aplicar as tarifas que criamos, devemos atribuir essas tarifas ao grupo de clientes que pertence ao “usuário POS” que é o cliente genérico que controla as vendas do POS.
Para ver como as tarifas são configuradas, vamos seguir estas simples instruções.
Aceda ao painel de criação de tarifas.
A partir do POS, podemos aceder à criação de tarifas a partir da configuração do terminal, no separador “Outros”.

Quando clicarmos em “Tariff management” veremos a lista de tarifas configuradas, poderemos criar uma nova tarifa ou editar uma já existente.

Como configurar uma nova tarifa
Será suficiente clicar em “Nova tarifa”, com a qual veremos a janela geral de configuração da tarifa.

A janela é uma espécie de motor de busca, o lado esquerdo contém as categorias e podemos pesquisar na caixa superior alguns dados. Isto fará a lista de produtos aos quais será aplicado um filtro tarifário. Com isto conseguimos aplicar os preços tarifários aos produtos escolhidos por nós.
Taxa de Nome: Usado para dar um nome à tarifa para que possa ser atribuído a grupos de clientes.
Selecionar loja: Se temos uma multi-loja, escolha aqui a loja para a qual a lista de preços será aplicada.
Como aplicar a alteração de preços Quando estamos
a navegar nas categorias ou utilizamos o motor de busca no topo, temos várias formas de modificar os preços dos produtos, por defeito, a lista mostra o preço base desse produto, uma vez que guardamos a tarifa e a editamos, a lista aparecerá apenas o preço modificado e todos os produtos não modificados aparecerão com
preço
zero

Modificar os preços individualmente Você pode escolher escrever diretamente o novo preço dos produtos na mesma grade.
Modificar preços de toda a lista mostrada com um aumento (ou desconto) por porcentagem ou por quantidade: Você pode especificar no campo “quantidade” um modificador em % (selecione “porcentagem”) ou em quantidade (selecione “preço base”). Este valor pode ser positivo ou negativo. Positivo aplicará um aumento ao preço e negativo aplicará uma redução. O botão “Aplicar a todos” aplicará esta modificação a toda a lista visível. Isto deve ser repetido com cada “lista” que você obtém, selecionando categorias ou pesquisando na caixa de pesquisa. Não se preocupe se você já modificou um preço, esta correção é aplicada sobre o preço base do produto e não sobre o preço modificado.
Glogal % de redução ou aumento: Aqui você pode definir um % de aumento (ou desconto, se você colocá-lo em negativo) que será aplicado a todo o catálogo. Se você vai usar esta caixa, não precisa fazer mais nada, basta salvar a taxa.
Quando você economiza a tarifa, o programa tem que reconstruir todo o sistema de preços para que possa levar alguns minutos, dependendo do número de produtos que você tem, seja paciente durante este processo. Uma vez que você salve a tarifa, ela estará disponível para ser atribuída a grupos de clientes.
Atribuição de uma tarifa a um grupo de clientes
Uma vez definida uma taxa, ela deve ser atribuída a um grupo para que funcione. Para isso, acedemos a um grupo, editando-o a partir da gestão do grupo de clientes. A partir do POS você pode acessar a administração do grupo editando qualquer cliente no banco de dados a partir da opção “administração de clientes”.

Para atribuir uma tarifa, basta selecionar a loja e a tarifa e clicar em “adicionar”. Se você não quiser que uma taxa adicional seja aplicada, selecione-a e clique em “remover”. Uma vez guardadas as alterações, todos os clientes deste grupo, o innovacommerce tomará o preço configurado nessa taxa. Se houver mais de uma tarifa, elas serão aplicadas em ordem crescente no caso de haver produtos iguais em mais de uma tarifa com preço diferente.
Se o que se pretende é que as vendas genéricas do POS tenham uma tarifa específica, é necessário atribuir a um grupo com tarifa o cliente “user POS” que é o cliente genérico que cria o innovacommerce ao instalar. Uma maneira correta de fazer isso é criar um grupo exclusivo para o comércio inovador chamado “POS group” e colocar nesse grupo apenas o cliente “POS user” e atribuir a esse grupo as tarifas que queremos aplicar nas vendas do POS.


