Primeiro que tudo, vamos ver o que é um produto. Em termos gerais, um produto é o que as empresas, organizações, empresários oferecem para alcançar um objetivo, seja ele econômico, social ou de lucro. No entanto, quando o vemos de uma perspectiva de marketing, encontramos outros tipos de elementos que serão bons de rever.
Nessa perspectiva, um produto é um conjunto de características, funções, benefícios e usos, que seriam atributos tangíveis; e outros como a marca, a imagem da empresa, o serviço, que os compradores aceitam para satisfazer suas necessidades, que são chamados intangíveis.
Por este motivo, no marketing, um produto não existe até que responda a uma necessidade. As empresas investem muito dinheiro para descobrir este tipo de características, no que é chamado de relatório de produto.
O que é um relatório de produto
Hoje em dia, as marcas dão muita importância à informação dos produtos. Fazendo uma comparação, eles podem gerenciar uma mudança e com ela criar estratégias precisas e objetivas para seus produtos. Mas qual é o valor da gestão do conteúdo do produto? Assim, poderá saber quais os canais digitais de que necessita, a presença que a marca deve ter, as vendas nos canais físicos, a poupança de custos, etc.
Ao ter este relatório, diferentes marcas poderão saber quais as prioridades a ter na gestão do seu produto. Existem dois tipos de prioridades de gestão: estratégica e operacional. As primeiras são utilizadas para gerar novas capacidades competitivas, que terão um impacto a longo prazo. A segunda, responde a emergências do dia-a-dia, o que significa que pode ser usada para dar respostas rápidas a pedidos de informação dos distribuidores.
Como fazer um relatório de produto
Para um relatório de produto, algumas empresas realizam pesquisas com diferentes marcas. Neste processo, são feitas perguntas sobre diferentes questões que uma ficha de produto pode ter. Cada marca indicará a percentagem de cartões de produto que possui para cada informação. Desta forma, você pode comparar os diferentes catálogos e saber em que posição você se encontra em relação à concorrência.
Este tipo de informação é muito valiosa, especialmente porque através dela você pode criar diferentes estratégias que a empresa irá seguir no futuro. Saber como os compradores vêem o seu produto e as características que exigem é uma das mais confiáveis, simples e práticas fontes de melhoria no mundo dos negócios.
Conclusão
Se você é empresário e quer ficar um passo à frente dos seus concorrentes, recomendamos o nosso software ERP InnovaCommerce, com o qual você pode criar relatórios detalhados do seu catálogo de produtos e filtrar por categoria, data, nome, referência… Desta forma, você conhecerá melhor seus produtos, as carências que você tem, os pontos fortes que você tem, os canais nos quais você deve ter presença e muitas informações valiosas para o seu negócio.
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