Gestão de uma cadeia de lojas

5/5 - (1 vote)

O gestão de uma cadeia de lojas é composto por um conjunto de ações que têm como objetivo organizar os processos de marketing e distribuição que são estabelecidos em duas ou mais lojas.

 

Na verdade, uma cadeia de lojas é definida pela existência de dois ou mais estabelecimentos com características muito semelhantes e que também estão ligados à mesma empresa ou organização.

 

Gestão de uma cadeia de lojas não é uma tarefa nada fácil. Para isso, é necessário conceber um sistema logístico eficiente que permita controlar e gerir todos os processos que se realizam em cada um dos estabelecimentos de uma forma conjunta.

 

Neste artigo eu quero mostrar-lhe os elementos mais importantes sobre a gestão de uma cadeia de lojas para aplicar este conhecimento na sua prática empresarial.

 

Índice

O que é uma cadeia de lojas?

Uma cadeia de lojas ou cadeia comercial é determinada por um grupo de empresas sob o nome da mesma marca ou empresa. Eles geralmente têm uma gestão centralizada e métodos iguais de comércio e distribuição.

 

Os exemplos mais comuns de cadeias de lojas podem ser encontrados nos nichos da moda (lojas de vestuário), alimentação (lojas de alimentos), entre outros. Existem inúmeros tipos de cadeias de lojas, sendo as franquias uma das mais conhecidas.

 

No entanto, não é meu objetivo definir uma cadeia de lojas neste artigo, mas sim falar com você sobre a gestão e administração de uma cadeia de lojas.

 

Os elementos mais importantes na gestão de uma cadeia de lojas

Como salientei anteriormente, a coisa mais importante em gestão de cadeias de lojas é o desenho de uma estratégia conjunta e planejada que leva em conta todos os aspectos relacionados com a encomenda, venda, distribuição e armazenamento de produtos.

 

Um dos elementos mais importantes é a plataforma tecnológica, através da qual todos estes processos são organizados mantendo o sistema de gestão da cadeia de lojas actualizado.

Também pode ler  Como colocar preço em um produto

Quais são os elementos mais importantes de uma cadeia de varejo? (Entre outros)

 

– Abastecimento.

– Distribuição.

– Processamento de pedidos.

– O inventário dos produtos em estoque.

 

Outro aspecto importante é o sistema de vendas. Isto requer um PDV para as cadeias de lojas para controlar o inventário, fazer pagamentos e organizar as vendas.

 

Não percebes o que quero dizer? Bem, eu conto-te tudo sobre isso abaixo.

 

POS para uma cadeia de lojas

Um ponto de venda (POS) no comércio electrónico é um programa que lhe permite gerir todo o processo de vendas. É conhecido como o software virtual que lhe permite fazer transacções económicas online, e os dispositivos físicos que têm outras funções.

 

Permite recolher pagamentos com cartão de crédito, emitir bilhetes de vendas e facturas (no caso de POS para uma cadeia física de lojas) e muito mais.

 

A escolha do PDV certo depende das características do seu sector. Se você tem uma rede de lojas de roupas, certifique-se de escolher o PDV certo para o seu nicho de mercado.

 

Para além de tudo isto, na gestão de cadeias de lojas em plataformas online é necessário proporcionar aos potenciais clientes maiores possibilidades de compra.

 

Por exemplo:

– oferecem diferentes formas de pagamento;

– exibindo um poderoso catálogo de produtos com informações atualizadas de estoque e preço, assim como descrições autênticas dos itens;

– o estado do pedido para que o usuário saiba quando ele será entregue.

 

2 dicas para ter em mente se você tem uma rede de lojas

Se você tem uma cadeia de lojas, provavelmente já tem um conhecimento operacional de tudo o que eu lhe disse.

 

Além disso, é provável que você tenha algumas preocupações em relação à gestão da cadeia de lojas se você gerir uma cadeia de varejo.

Também pode ler  Pesquisa de Produtos

 

É por isso que, a seguir, vamos falar sobre as duas preocupações fundamentais que possam ter.

 

Eficiência energética em uma rede de lojas

Sabemos que a apresentação do produto nas lojas da cadeia é extremamente importante no processo de compra. Para isso, uma boa iluminação é mais do que necessária, o que implica um gasto excessivo de energia e, portanto, números astronómicos nas contas.

 

No entanto, existem maneiras de evitar que isso aconteça para cuidar do seu bolso, mas também para atrair um perfil de cliente crescente.

 

Um dos critérios de compra que se tornou uma tendência para os consumidores é o que tem a ver com a protecção ambiental. É por isso que cada vez mais pessoas estão escolhendo fazer suas compras em empresas comprometidas com esta causa.

 

Há algum tempo atrás, o perfil do consumidor mudou e tornou-se mais exigente na hora de comprar. Eles estão interessados não só na qualidade e utilidade do produto, mas também na responsabilidade ambiental da empresa que o comercializa.

 

Este é um perfil de cliente que está se tornando cada vez mais freqüente, especialmente no comércio digital.

 

Se você tem muitas lojas, pode estar interessado em melhorar a questão da eficiência energética, não só como uma forma de atrair clientes e transformar isso em uma vantagem competitiva, mas também por auto-consciência (e igualmente para cuidar do seu bolso)

 

Nesse caso, recomendamos que você dê uma olhada na tarifa Feliz e no PVPC Naturgy.

 

Cadeia de lojas e transferência de mercadorias

Outra questão de grande preocupação para as cadeias de lojas é a transferência de mercadorias.

 

Os especialistas acreditam que a transferência de mercadorias é uma ação necessária nas cadeias de lojas para garantir a eficácia das campanhas de vendas. No entanto, em todo este processo, a rentabilidade deve ter precedência.

Também pode ler  Fidelização de clientes no retalho

 

Isto implica uma previsão do saldo em stock e da venda de produtos com uma margem de lucro significativa que justifique as despesas logísticas.

 

Mas todos os peritos concordam numa coisa Fazer transferências de mercadorias em cadeias de lojas é valorizar o produto (desde que não se perca dinheiro nele)

 

Conclusão

Em suma, uma cadeia de lojas requer muito planejamento e organização, em geral um plano logístico eficiente que permita combinar todos os processos envolvidos. Além de pessoal especializado em cada uma das áreas envolvidas no processo.

 

Tem alguma outra preocupação quando se trata de gerir uma cadeia de lojas? Diga-nos, nos comentários, para propor soluções.

 

5/5 - (1 vote)

Related Posts

InnovaCommerce

© 2019 Copyright IDX Innovadeluxe. Todos os direitos reservados. A marca InnovaCommerce é propriedade da Innovadeluxe Diseño y Desarrollo Web, S.L.. Qualquer outra marca nomeada neste website é propriedade exclusiva do respectivo proprietário e é nomeada pela Innovadeluxe apenas para fins informativos.
Subscrever a Newsletter

Subscrever a Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ser informado das novidades e ofertas do InnovaCommerce, receberá também informação gratuita sobre dicas de marketing para aumentar as vendas no seu negócio.



Você subscreveu com sucesso

Resumen de privacidad
Innova-commerce.pt | Comercio On/Off

Os cookies são parte integrante do funcionamento do nosso sítio Web e o utilizador terá de os aceitar para poder utilizar e navegar no nosso sítio Web. Terá de aceitar a nossa política de cookies para continuar a navegar normalmente no nosso sítio Web. Se não estiver interessado na utilização de cookies, deve abandonar o nosso sítio Web e procurar informações noutro local. A navegação no sítio Web será complicada para si, uma vez que utilizamos sobretudo cookies técnicos que são essenciais para o bom funcionamento do sítio.

A maioria dos cookies utilizados são técnicos e são essenciais para a utilização correcta do nosso sítio Web. Além disso, utilizamos cookies analíticos para saber quem visita o nosso sítio Web e que informações são do seu interesse. Isto é essencial para o IDX, uma vez que nos permite melhorar o sítio Web diariamente.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são essenciais para que o utilizador possa utilizar corretamente o nosso sítio. Permitem-nos manter uma boa navegação, sessões de utilizadores e prevenir ameaças à segurança. Não recolhemos nem armazenamos quaisquer informações pessoais. Por exemplo, os cookies de sessão permitem-lhe iniciar sessão na sua conta de cliente ou gerir a sua aceitação de políticas de privacidade como a dos cookies.

Os cookies necessários devem estar sempre activados para que possamos guardar as suas preferências de definições de cookies.

  • cloudflare.com - __cfcuid
    Es creada CloudFlare para identificar el tipo de tráfico, tanto de confianza como spam, para poder bloquearlo y parara ataques. No guarda datos personales identificable, ni de ningún usuario.
  • innovadeluxe.com - PHPSESSID
    Cookie usada para permitir que las variables de SESIÓN sean guardadas en el servidor. Es imprescindible para el funcionamiento de innovadeluxe.com, sin ella no podrías navegar de manera adecuada.
  • innovadeluxe.com - wordpress_sec_
    Este tipo de Cookie es necesaria para mantener la sesión para los usuarios registrados en WordPress.
  • innovadeluxe.com - moove_gdpr_popup.
    Cookies de preferencias de usuario que se utiliza para recordar la información facilitada por parte del usuario sobre la política de cookies y el funcionamiento de las mismas en nuestra web.
  • innovadeluxe.com - wp-settings-1, wp-settings-time-1.
    Usada para personalizar la interfaz de usuario de wordpress. Imprescindible para su correcto funcionamiento.
Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar as fontes de tráfego e as visitas, o que nos permite avaliar e melhorar o desempenho do nosso sítio. Ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos visitadas, a verificar o volume de visitas ou as métricas por detrás do nosso sítio Web. Graças aos cookies, podemos saber se estamos a ir bem e o que temos de melhorar no nosso sítio Web. São também necessários para verificar se as páginas carregam rapidamente e são apresentadas corretamente.

Recolhemos, por exemplo, informações sobre os programas de navegação na Internet e os sistemas operativos utilizados, o domínio de origem da visita, o volume de visitas, a duração média da visita e as páginas visitadas.

As informações recolhidas são agregadas, ou seja, anónimas. Ao não permitir a utilização de cookies, não podemos saber quando visita o nosso sítio Web e não podemos gerir a melhoria da sua experiência de utilizador durante a sua visita. Para o efeito, utilizamos alguns dos serviços mais importantes da Google.

Deixar estes cookies activos permite-nos melhorar o nosso sítio Web.


Cookies utilizadas
• Cookies de Google
__Secure-3PAPISID, __Secure-3PSID, __Secure-3PSIDCC, _ga, _gid, _gat_, _gcl_au, 1P_JAR, AID, ANID, APISID, HSID, NID, OTZ, ACONSENT, SEARCH_SAMESITE, SAPISID, SID, SIDCC, SSID

• Cookies de Doubleclick
IDE, RUL, DSID